Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Retrospetiva histórica e pedagógica do ensino oficial de harpa em Lisboa: o contributo de Fausto Dias

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Jéssica Sá - RE Correção Final .pdf36.34 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - Prática Pedagógica - A primeira parte deste Relatório de Estágio diz respeito à Prática Pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2017/2018, no âmbito da disciplina Estágio do Ensino Especializado (EEE) do Mestrado em Ensino de Música, ramo Harpa, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Assim, esta parte tem por objetivo relatar a atividade desempenhada no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM). No decorrer deste ano letivo foram selecionados três alunos com idades e níveis distintos: um aluno de Iniciação Musical Infantil do 2.º nível; um aluno do 1.º grau e outro do 8.º. A Prática Pedagógica encontra-se dividida em cinco partes: (1) Âmbito e Objetivos do estágio; (2) Caracterização da Escola onde o estágio decorreu; (3) Programa da Disciplina de Harpa; (4) Práticas Educativas Desenvolvidas; (5) Reflexão final e análise crítica da atividade docente desenvolvida durante este ano letivo.
Resumo II – Investigação - A presente investigação tem por objetivo realizar uma retrospetiva histórica e pedagógica do Ensino Oficial de Harpa em Lisboa através do contributo de Fausto Dias. Sendo a atividade de edição do harpista Fausto Dias pouco conhecida (Revista Notícias da harpa e Edições Caecilia), esta investigação destinada sobretudo a harpistas portugueses procura realizar a retrospetiva tendo como metodologia uma abordagem histórica situacional alicerçada em 4 aspetos relacionados com a emergência do repertório e ensino de harpa na Europa. Nesses 4 aspetos um está relacionado com o ensino e os restantes com o repertório. Assim, esta investigação organiza-se em 2 partes. A 1.ª aborda o aspeto ligado ao ensino, onde são apresentados cronologicamente os professores que lecionaram harpa no CN. A 2.ª Parte, refere os aspetos relacionados com o repertório sendo para cada um desses aspetos descrito as obras, que neles se enquadram bem como contextualizado quando possível a lógica situacional para a sua emergência. Nos diferentes aspetos é apresentado: (1) os originais para harpa compostos por harpistas; (2) originais para harpa de compositores não harpistas; (3) obras de compositores portugueses transcritas para harpa. Espero que a investigação realizada possa de alguma forma despertar o interesse pelo Ensino Oficial de Harpa em Lisboa, quer pelas personagens que para ele contribuíram, quer pelo legado que as mesmas deixaram.
Abstract I (Teaching) - The first part of this Internship Report concerns the Pedagogical Practice developed during the academic year 2017/2018, within the scope of the discipline Specialized Teaching Internship of the Master's Degree in Music Teaching (Harp) at Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Thus, this first part, aims to report the activity performed at Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM). During this school year three students of different ages and levels were selected. A student of Infant Musical Initiation of the 2nd level, a student of the 1st grade and another of the 8th. This section is divided into five parts: (1) Scope and Objectives of the internship; (2) Characterization of the School where the internship took place; (3) Programme of the harp discipline; (4) Developed Educational Practices; (5) Final reflection and critical analysis of the teaching activity developed during this school year.
Abstract II (Research) - This research aims to achieve a historical and pedagogical look from the official education system of the harp in Lisbon through the contribution of Fausto Dias. Not well enought known his music publisher (Revista Noticias da Harpa and Edições Caecilia), this research is particularly designed for the portuguese harpers that seeks to approach this retrospective in a historical context based on four aspects linked to the emergence of repertoire and the harp education in Europe. In these four aspects one is related to the education and the rest with the repertoire. In this way, this research is organized in two parts. The first part addresses precisely the aspect of education where the teachers of portuguese national conservatory are presented chronologically. The second part refers to several aspects related to the repertoire which for each of these aspects describes his musical works, that goes into them as well as contextualized under logical circumstances through their emergence.These different aspects is presented in the following way: (1) the originals scores for harp wrote by harpers; (2) the originals scores for harp by non-harpers; (3) musical works of Portuguese composers transcribed for harp. I hope that this investigation could turn the interest of the official harp education of Lisbon, by the people who have contributed either by the legacy that they left behind.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música

Keywords

Conservatório Nacional de Lisboa Harpa Edições Caecilia Fausto Dias Ensino Harp Teaching

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License