Publication
A expressão oral em sala de aula: ensino da exposição oral no 1º ano de escolaridade
dc.contributor.advisor | Silva, Encarnação | pt_PT |
dc.contributor.author | Redondo, Eulália da Conceição Guedes Martins | |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T11:46:39Z | |
dc.date.available | 2020-01-10T11:46:39Z | |
dc.date.issued | 2019-06-19 | |
dc.description | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa | pt_PT |
dc.description.abstract | Ao longo de todo o percurso escolar, é pedido ao aluno a realização de intervenções orais diversas e com diferentes intencionalidades comunicativas que lhe permitam, por exemplo, apresentar perante o professor, a turma, a escola/comunidade ou um júri, um trabalho realizado, uma opinião sobre um assunto, uma justificação de uma ideia, entre outras. Para que o desempenho seja eficaz, as capacidades comunicativas devem ser trabalhadas desde os primeiros anos de escolaridade. Este estudo procura desenvolver, num grupo de alunos do primeiro ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, a competência de Expressão Oral através da implementação de atividades específicas. Pretende também promover a espontaneidade e bem-estar dos alunos quando realizam atividades de Exposição Oral (EO) formal perante um público. Nesse sentido, foi implementada uma sequência didática (SD), compreendendo: i) uma produção inicial com o objetivo de verificar as necessidades do grupo na organização, preparação e apresentação de uma exposição oral; ii) módulos de trabalho para ajudar os alunos a melhorar o seu desempenho; iii) e uma produção final para permitir avaliar os progressos. A produção oral inicial e a produção oral final foram registadas em vídeo. A análise destes registos permitiu verificar que a realização das atividades implementadas, visando o desenvolvimento da competência de expressão oral, contribuiu para melhorar a qualidade das exposições orais dos alunos. Essas melhorias são visíveis, sobretudo, ao nível da quantidade e adequação dos conteúdos a expor e ao nível da atitude dos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRAT Throughout their academic life, the student is asked to perform various and distinct oral interventions that allow him/her to present to the teacher, the class, the school community or a jury, a work, an opinion or the justification of an idea, among many other oral intentions. For the performance to be effective, communication skills must be worked and developed since the first years of schooling. This study aims to develop, in a group of students in the first year of elementary school, the oral expression through specific activities. It also seeks to promote the spontaneity and well-being of students when exposing to an audience. With these objectives in mind, a didactic sequence was implemented, with: i) an initial production with the aim of verifying the needs of the group in the organization, preparation and presentation of an oral presentation; ii) work modules to help the students improve their performances; iii) and a final production to observe the progress made. The initial and final oral productions were recorded in the format of videos. The analysis of the videos made it possible to confirm that making these specific activities, with the goal being the development of the oral expression, improved the quality of the oral expressions. These improvements are visible, above all, in the quality and pertinence of the contents exposed and in the behavior of the students. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Redondo, E. C. G. (2019). A expressão oral em sala de aula: ensino da exposição oral no 1º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10970 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202258050 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10970 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem formal | pt_PT |
dc.subject | Planificação da exposição oral | pt_PT |
dc.subject | Sequência didática | pt_PT |
dc.subject | Expressão oral | pt_PT |
dc.subject | Oral expression | pt_PT |
dc.subject | Formal oral exposure | pt_PT |
dc.subject | Didactic sequence | pt_PT |
dc.title | A expressão oral em sala de aula: ensino da exposição oral no 1º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |