Repository logo
 
Publication

Da Natureza do conceito de avaliação pedagógica de alunos do 1.º ciclo com necessidades educativas especiais

dc.contributor.authorColôa, Joaquimpt_PT
dc.contributor.authorSantos, Leonorpt_PT
dc.date.accessioned2015-09-21T14:17:32Z
dc.date.available2015-09-21T14:17:32Z
dc.date.issued2015-07
dc.description.abstractCom este artigo, pretende-se divulgar parte de um estudo de doutoramento de natureza qualitativa sobre a avaliação para as aprendizagens de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Após um breve enquadramento teórico apresentamos os resultados e as conclusões relativas ao pensamento de vários atores educativos no que respeita ao conceito de avaliação quando estão em causa alunos com NEE. Posteriormente confrontam-se esses resultados com o que é expresso em documentos do Agrupamento de Escolas onde foi realizado o estudo e com perspetivas teóricas atuais. Conclui-se que se atribui ao conceito de avaliação natureza diversa. Significados que oscilam entre abordagens essencialmente classificativas e de medida e abordagens que reconhecem a avaliação enquanto processo em que se desenvolvem interações complexas, eminentemente relacionais e comsignificados multidimensionais. Também emerge alguma tensão entre um discurso do apropriado e narrativas do que na realidade é concretizado.pt_PT
dc.description.abstractAbstrat With this article, we intend to disclose part of a PhD study of qualitative nature on the assessment for learning of students with Special Educational Needs (SEN). So, after a brief theoretical framework we present the results and conclusions concerning the thought of various educational actors with regard to the concept of assessment with SEN students are concerned. Subsequently, those results are faced with what is expressed in documents of the group of schools where the study was conducted and with current theoretical perspectives. We conclude that the concept of assessment assigns diverse nature. Meanings that oscillate between classifications and essentially measure approaches with assessment approaches that recognize the assessment while act developed in complex interactions, eminently relational and with multidimensional meanings. Also emerges some tension between a speech concerning the appropriate and narratives than it actually is reality.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Dans cet article, nous prétendons divulguer une partie d’une étude de doctorat de nature qualitative sur l'évaluation pour l'apprentissage des élèves ayant des Besoins Éducatifs Spéciaux (BES). Après un bref cadre théorique, nous présentons les résultats et les conclusions concernant la pensée de divers acteurs éducatifs en ce qui concerne le concept d'évaluation lorsqu’il s’agit d’élèves ayant des BES. Par la suite, ces résultats sont mis en regard avec ce qui est exprimé dans les documents du groupe scolaire où l'étude a été menée et avec des perspectives théoriques actuelles. Il se conclut que le concept d'évaluation se revêt de nature diverse. Significations qui oscillent entre des approches, essentiellement, de classification et mesure et des approches qui reconnaissent l’évaluation en tant que processus durant lequel se développent des interactions complexes, éminemment relationnelles et multidimensionnelles. Emergent aussi des tensions entre un discours de l’approprié et un récit de ce qui en réalité est atteint.pt_PT
dc.identifier.citationColôa, J., Santos, L., (2014), Da Natureza do Conceito de Avaliação Pedagógica de alunos do 1.º ciclo com Necessidades Educativas Especiais, Da Investigação às Práticas, 5(2), 87 - 111 .pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5208
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/82/pdf_11pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectAssessmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectÉvaluationpt_PT
dc.subjectApprentissagept_PT
dc.subjectBesoin éducatifs spéciauxpt_PT
dc.subjectPrimairept_PT
dc.titleDa Natureza do conceito de avaliação pedagógica de alunos do 1.º ciclo com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage111pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticaspt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
82-184-1-PB.pdf
Size:
295.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections