Repository logo
 
Publication

Conceções acerca da natureza da ciência em manuais escolares do 5.º ano de escolaridade

dc.contributor.authorBarbosa, Natércia
dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.date.accessioned2020-03-26T09:45:29Z
dc.date.available2020-03-26T09:45:29Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo centrou-se na análise dos nove manuais de Ciências da Natureza do 5.º ano editados em 2010 e pretendeu identificar neles aspetos relacionados com a natureza da ciência na dimensão epistemológica/filosófica (mutabilidade do conhecimento científico, metodologia científica, espaços em que se desenvolve ciência), psicológica (o sucesso, dinâmica e dificuldades do trabalho científico) e sociológica (divulgação das descobertas, sua unanimidade e caraterísticas humanas dos cientistas). Para tal, uma grelha de análise foi aplicada a cada manual, contemplando as referidas dimensões, aspetos e ainda indicadores que os operacionalizassem. Os resultados permitiram concluir que na dimensão epistemológica, apenas foi recorrente a referência à mutabilidade da ciência; na dimensão psicológica, apenas quatro manuais referem que o trabalho dos cientistas tem êxitos e fracassos, mas omitem episódios de insucesso. Só em três surge a referência ao trabalho científico em equipa e igualmente em três se faz alusão às dificuldades e discordâncias desse mesmo trabalho; na dimensão sociológica, seis manuais mencionam aspetos de cooperação entre cientistas, três referem que nem sempre os cientistas chegam às mesmas conclusões e apenas um salienta que os cientistas são homens e mulheres comuns. Em conclusão, muitas das ideias que têm vindo a ser discutidas acerca da natureza da ciência na formação inicial e contínua de professores parecem ter ainda reduzida expressão nos manuais referidos. Com esta análise, pretende-se alertar para a necessidade de esta dimensão da literacia científica ter maior visibilidade no futuro, possibilitando uma educação científica dos nossos jovens mais completa.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The actual study focused on the analysis of the nine, fifth grade Natural Science textbooks, published in 2010 and intended to identify there, those aspects related to the nature of science, in its epistemological/philosophical (changeability of scientific knowledge, scientific methodology, areas of science development ), psychological (success, dynamics and difficulties of scientific work) and sociological dimension (the divulgation of their findings, the unanimity and human features of the scientists). In order to reach this objective, a grid of analysis was applied to every textbook, contemplating those dimensions, aspects and even indicators that would enable its operationalization. The results allowed the conclusion that in the epistemological dimension, only the mention to the mutability of science was recurrent; in the psychological dimension, only four textbooks noticed that the work of scientists had successes and failures, but left out episodes of failure. Only in three of them, scientific work as teamwork, is referred and there were also three textbooks that contain references to the difficulties and disagreements of that same work; in the sociological dimension, six textbooks mentioned aspects of cooperation among scientists; another three stated that scientists do not always reach the same conclusions and only one pointed out that scientists are common men and women. In conclusion, many of the ideas that are being discussed about the nature of science in initial and continuing training of teachers seem to have still reduced expression in those referred textbooks. The intention of this analysis, it is to alert for the need of increasing the visibility of this dimension in the future, providing a more complete scientific education of our young students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarbosa, N., Almeida, A. (2015) Conceções acerca da natureza da ciência em manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Interacções, 11(39):418-429 .DOI: https://doi.org/10.25755/int.8749pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.8749pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11344
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8749pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectNatureza da ciênciapt_PT
dc.subjectDimensão epistemológicapt_PT
dc.subjectDimensão psicológicapt_PT
dc.subjectDimensão sociológicapt_PT
dc.subjectTextbookspt_PT
dc.subjectNature of sciencept_PT
dc.subjectEpistemological dimensionspt_PT
dc.subjectPsychological dimensionspt_PT
dc.subjectSociological dimensionspt_PT
dc.titleConceções acerca da natureza da ciência em manuais escolares do 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage429pt_PT
oaire.citation.issue39pt_PT
oaire.citation.startPage418pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Conceções acerca da natureza da ciência em manuais escolares do 5 ano de escolaridade.pdf
Size:
175.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections