Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Utopia de um teatro de textura romanesca: adaptações de romances na recente cena portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
transbordamentos_infinitos.pdf6.01 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Trazer a matéria romanesca e a narrativa para o palco tem sido uma das mais dilectas tentações do drama e da cena contemporâneas. Neste artigo, darei conta de alguns espectáculos portugueses que encontram a sua génese dramatúrgica num romance e discutirei a maneira como cada um verte para a cena a palavra narrativa. Assim, tratarei dos espectáculos O que diz Molero (de Dinis Machado/ enc. António Feio, 1994); Ensaio sobre a cegueira (de José Saramago/ enc. João Brites, 2004); Sobreviver (de Gonçalo M. Tavares/ enc. Lúcia Sigalho, 2006); Moby Dick (de Herman Melville/ enc. António Pires, 2007); Visões sobre cemitérios de pianos (de José Luís Peixoto/ enc. Luís Castro-Karnart, 2007); e Jerusalém (de Gonçalo M. Tavares/ enc. João Brites, 2008). Na descrição e no confronto de cada um dos processos de adaptação/criação viso contribuir para uma caracterização da pulsão romanesca na cena portuguesa contemporânea.

Description

Este volume tem por tema: "Transbordamentos infinitos: a dramaturgia contemporânea"

Keywords

Romance Narrativização Adaptação Literatura no palco Drama

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Universidade do Porto

Collections

CC License