Repository logo
 
Publication

Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados

dc.contributor.authorSouza, Alexandra
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2023-01-04T10:42:51Z
dc.date.available2023-01-04T10:42:51Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNesta comunicação focamo-nos no trabalho realizado com base numa tarefa de organização e tratamento de dados, numa perspetiva de ensino exploratório, para compreender como é que o estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores do 1.º ciclo envolvidos. Prestamos particular atenção à fase de escolha e preparação de uma tarefa para a aula de investigação, ao trabalho realizado em sala de aula e à reflexão pós-aula. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. As participantes são cinco professoras do 1.º ciclo e a primeira autora, que dinamizou o estudo de aula. Os dados foram recolhidos por observação participante pela primeira autora desta comunicação, com a elaboração de um diário de bordo, recolha documental e gravação áudio das sessões de trabalho e vídeo da aula assistida. Os resultados mostram que as professoras participantes valorizam o ensino exploratório com tarefas desafiadoras e que reconhecem a importância de tirar partido de situações próximas da realidade dos alunos, usando tarefas matemáticas com significado, capazes de tornar as aprendizagens contextualizadas e transversais ao currículo. Na preparação da tarefa procuram antecipar dificuldades e introduzir adaptações que facilitem o trabalho dos alunos, sem diminuir o grau de dificuldade da tarefa. Na reflexão pós-aula consideram que as decisões tomadas na preparação da aula e a antecipação das dificuldades dos alunos contribuíram para a eficácia na gestão da aula e valorizam a discussão e apresentação de estratégias no quadro. A opinião dos alunos manifestada no final da aula reforça a importância deste tipo de tarefas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: In this communication, we focus on the work carried out based on a task of data organization and handling, from an exploratory teaching perspective, to understand how lesson study promotes the development of didactic knowledge of the teachers of 1st cycle involved. We pay particular attention to the phase of choosing and preparing a task for the research lesson, the work carried out in the classroom and post-lesson discussion. The investigation follows a qualitative approach and the interpretive paradigm. The participants are five teachers from the 1st cycle and the first author, who led the lesson study. Data were collected through participant observation by the first author of this communication, with the preparation of a logbook, document collection and audio recording of the work sessions and video of the assisted class. The results show that the participating teachers value exploratory teaching with challenging tasks and that they recognize the importance of taking advantage of situations close to the students’ reality, using mathematical tasks with meaning, capable of making learning contextualized and transversal to the curriculum. In preparing the task, they seek to anticipate difficulties and introduce adaptations that make the students’ work easier, without reducing the degree of difficulty of the task. In the post-lesson discussion, they consider that the decisions taken in the preparation of the lesson and the anticipation of students’ difficulties contributed to the effectiveness of lesson management. They also valued the discussion and presentation of strategies on the board. The students’ opinions expressed at the end of the lesson reinforce the importance of this type of task.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouza, A., Rodrigues, M., & Ponte, J. P. (2021). Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em Organização e Tratamento de Dados. Investigação em Educação Matemática 2021: Capacidades matemáticas Transversais, 93-107.pt_PT
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15231
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConhecimento didáticopt_PT
dc.subjectEstudo de aulapt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospt_PT
dc.subjectCurriculum managementpt_PT
dc.subjectData organization and handlingpt_PT
dc.subjectDidactic knowledgept_PT
dc.subjectLesson studypt_PT
dc.titleContributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dadospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage107pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação em Educação Matemática 2021: Capacidades matemáticas Transversaispt_PT
person.familyNameDAS NEVES SANTANA FERREIRA DE SOUZA
person.familyNameRodrigues
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameMARIA ALEXANDRA
person.givenNameMargarida
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id001D-6DA7-8048
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0002-3165-3827
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa457702e-b3e0-40d1-85e6-fc52fa5fdc9b
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationf39c1ab0-4acd-4ff5-bcdb-4217e49271f1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
98_Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em Organização e Tratamento de DadosATAS EIEM_2021 Final.pdf
Size:
350.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections