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A escolha da escola para filhos com síndrome de down

dc.contributor.authorMinetto, Maria de Fátima
dc.contributor.authorBari, Nathalie
dc.contributor.authorCruz, Ana Caroline Bonato da
dc.contributor.authorPereira, Parmes Amanda Stier Ramires
dc.contributor.authorValle, Nicolle Kristine Santos do
dc.contributor.authorCarniel, Thais Carolina
dc.contributor.authorCorreia, Isabel Louise de Souza
dc.date.accessioned2019-04-10T09:20:18Z
dc.date.available2019-04-10T09:20:18Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA escolarização é uma fase desafiadora para os pais de crianças com síndrome de Down. Desta maneira, a pesquisa objetivou identificar os critérios que subsidiam pais na escolha da escola para seu filho com SD. O método consistiu numa abordagem predominantemente quantitativa que traz alguns aspectos qualitativos. Foram entrevistadas 71 famílias, sendo 63 mães, 3 pais e 5 responsáveis, cujos filhos apresentam diagnóstico de síndrome de Down. Após a computação dos dados levantados, as respostas foram classificadas nas seguintes categorias: 1) Os Critérios Utilizados na Escolha da Escola do (a) Filho (a); 2) Escola e suas Vantagens; 3) Escola e suas Desvantagens. Os resultados apontaram que 47% dos pais que escolheram a escola especial apontaram como vantagem os atendimentos especializadosoferecidos, já dentre os pais que escolheram a escola comum, 27% fizeram por acreditar no melhor desenvolvimento. Na comparação dos dados sóciodemográficos com a escolha da escola comum, houve associação significativa com relação a escolaridade da mãe. Também ficou evidente que os pais que optaram pela escola comum conhecem mais a legislação. Conclui-se que são múltiplos os fatores que influenciam a decisão dos pais sendo que as facilidades com relação à rotina diária e segurança têm grande influência.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Schooling is a challenging phase for parents of children with Down syndrome. In this way, the research aimed to identify the criteria that subsidize parents in the choice of school for their child with DS. The method consisted of a predominantly quantitative approach that brings some qualitative aspects. We interviewed 71 families, 63 mothers, 3 parents and 5 parents, whose children are diagnosed with Down syndrome. After computing the data collected, the answers were classified into the following categories: 1) The Criteria Used in the Choice of the School of the Child; 2) School and its Advantages; 3) School and its Disadvantages. The results pointed out that 47% of the parents who chose the special school pointed out the specialized services offered as an advantage, while, among parents who chose the regular school, 27% did so for believing in the best development. In the comparison of the socio-demographic data with the choice of the regular school, there was a significant association with the mother's schooling. It was also clear that parents who opted for regular school were more familiar with the legislation. It is concluded that there are multiple factors that influence the decision of parents and that facilities with regard to daily routine and safety have great influence.pt_PT
dc.description.abstractRésumé La scolarisation est un défi pour les parents des enfants touchés par le syndrome de Down. Cette recherche prétend identifier les critères que suivent les parents lors du choix de l’école pour leur enfant trisomique. La méthode a été constituée par un abordage principalement quantitatif, avec des aspects qualitatifs. 71 familles ont été interrogées, dont 63 mères, 3 pères et 5 responsables, tous ayant des enfants diagnostiqués comme porteurs de trisomie 21. Les réponses ont été classées dans les catégories suivantes : 1) Critères utilisés lors du choix de l’école de l’enfant ; 2) École et ses avantages ; 3) École et ses désavantages. Les résultats montrent que 47% des parents ayant choisi les écoles spéciales indiquent comme avantage les services spécialisés offerts. D’autre part, parmi les parents qui ont choisi les écoles régulières, 27% l’ont fait pour croire en un meilleur développement de leur enfant. Lors de la comparaison des données sociodémographiques avec le choix d’une école régulière, nous avons constaté une relation significative avec la scolarité de la mère. Il a été aussi évident que les parents ayant préféré l’école régulière ont une meilleure connaissance de la législation. Nous pouvons conclure que les éléments qui influencent la décision des parents sont multiples, mais que les facilités par rapport au quotidien et la sécurité ont une grande influence.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMinetto, M., Baril, N., Cruz, A., Pereira, P., Valle, N., Carniel, T., Correia, I., (2018) A Escolha da Escola para Filhos com síndrome de Down, Da Investigação às Práticas, 8(1), 62-78.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i1.153pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9848
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/153pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSíndrome de downpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEscola especialpt_PT
dc.subjectEscola comumpt_PT
dc.subjectDown syndromept_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecial schoolpt_PT
dc.subjectRegular schoolpt_PT
dc.subjectSyndrome de Downpt_PT
dc.subjectÉcole régulièrept_PT
dc.subjectÉcole spécialept_PT
dc.titleA escolha da escola para filhos com síndrome de downpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage78pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage62pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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