Repository logo
 
Publication

Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativa

dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorAreosa Feio, Mariana
dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.date.accessioned2023-10-31T09:20:00Z
dc.date.available2023-10-31T09:20:00Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEm Portugal, a Licenciatura em Educação Básica, criada em virtude da reformulação dos cursos decorrente do Processo de Bolonha, constituiu uma novidade no âmbito da formação inicial de professores e uma especificidade da formação dos profissionais que educam crianças entre 0 e 12 anos. No presente trabalho procurou-se compreender como as diferentes instituições de ensino superior operacionalizaram as orientações da tutela, relativamente ao desenho curricular da Licenciatura em Educação Básica, e que decisões tomaram no âmbito da sua autonomia. Para tal, procedeu-se a uma análise comparativa dos planos de estudo de 25 cursos de Licenciatura em Educação Básica existentes no país e em vigor no ano letivo de 2021/2022, quanto à organização das diferentes componentes de formação da licenciatura (formação na área de docência, formação educacional geral, didáticas específicas e iniciação à prática profissional). Fruto da análise realizada, é possível concluir que os cursos de Licenciatura em Educação Básica se caracterizam por uma valorização, no âmbito da autonomia das instituições, da componente de formação educacional geral e por uma organização curricular alicerçada numa lógica eminentemente disciplinar. No entanto, sobressaem grandes diferenças relativamente à forma como a iniciação à prática é operacionalizada, nomeadamente quanto: ao número de créditos e às horas de estágio; ao número de contextos que a iniciação à prática profissional contempla; e ao momento de introdução destas unidades curriculares/disciplinas ao longo do curso.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In Portugal, the Bachelor´s Degree in Basic Education, created as a result of the Bologna Process, was a novelty in the context of initial teacher training and a specificity in the training of professionals who educate children between 0 and 12 years old. This work is an attempt to understand how the different higher education institutions put in place the legal guidelines concerning the curricular design of the Bachelor´s Degree in Basic Education and the decisions they made within the scope of their autonomy. For this purpose, a comparative analysis has been conducted of the study plans of 25 Basic Education programs available in Portugal along the 2021–2022 academic year regarding the organization of the different training components (teacher education, general educational training, specific teaching methods, and introduction to professional practice). As a result of the analysis, it is possible to conclude that Basic Education courses are characterized by the appreciation, within the scope of the higher education institutions’ autonomy, of the general educational training component and by a discipline-based model of curriculum design. However, major differences stand out regarding the way in which the introduction into professional practice is implemented, namely: the number of credits and hours of internship; the number of contexts included in the introduction into professional practice; and the moment these curricular units/disciplines are introduced throughout the course.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16594
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professores em Portugalpt_PT
dc.subjectProcesso de Bolonhapt_PT
dc.subjectIniciação à prática profissionalpt_PT
dc.subjectLicenciatura em Educação Básicapt_PT
dc.subjectInitial teacher training in Portugalpt_PT
dc.subjectBologna processpt_PT
dc.subjectIntroduction to professional practicept_PT
dc.subjectBachelor´s degree in Basic Educationpt_PT
dc.titleOs cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativapt_PT
dc.title.alternativeBachelor’s degree in Basic Education in Portugal: a comparative analysispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPagee261454pt_PT
oaire.citation.volume49pt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameSantos Nunes Areosa Feio
person.familyNameLeite
person.givenNameBianor
person.givenNameMariana
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.ciencia-id7B16-BA00-4030
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0001-8241-7405
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.scopus-author-id56971104800
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublicationfaf97f14-9878-489e-abc0-34567cc46ec7
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_2023_Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal- uma análise comparativa.pdf
Size:
406.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections