Repository logo
 
Publication

A orquestração da discussão coletiva na aula de matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorSerrazina, Maria de Lurdes
dc.date.accessioned2023-06-09T10:04:21Z
dc.date.available2023-06-09T10:04:21Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta comunicação insere-se no Projeto em desenvolvimento Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo, o qual tem por objetivo caracterizar o desenvolvimento do raciocínio quantitativo e da flexibilidade de cálculo dos alunos desde os 6 aos 12 anos e descrever e analisar as práticas dos professores que facilitam esse desenvolvimento. Nesta comunicação, centramo-nos nas práticas de uma professora do 2.º ano de escolaridade numa aula de Matemática em que se explorou uma tarefa que visava o desenvolvimento nos alunos do seu raciocínio quantitativo aditivo. Começamos por discutir o que designamos por raciocínio quantitativo aditivo, discutindo depois as práticas de professores relativas à orquestração da discussão coletiva. A metodologia adotada no projeto é a de experiência de ensino. Foi usada a técnica de recolha de dados de observação participante de aulas com vídeo e audio gravação do trabalho desenvolvido pelos alunos bem como dos momentos de discussão das tarefas. Os resultados apresentados nesta comunicação sugerem que a prática de desafiar os alunos a justificarem as suas afirmações, a argumentarem entre si e a validarem o seu conhecimento, é promotora do raciocínio quantitativo aditivo dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M., Serrazina, L., & Caseiro, A. (2017). A orquestração da discussão coletiva na aula de matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo. In Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), Libro de Actas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 266-277). Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticaspt_PT
dc.identifier.isbn978-84-945722-3-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16233
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFederación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticaspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFlexibilidade de cálculopt_PT
dc.subjectRaciocínio quantitativopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleA orquestração da discussão coletiva na aula de matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage277pt_PT
oaire.citation.startPage266pt_PT
oaire.citation.titleLibro de Actas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemáticapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
266_A orquestração da discussão coletiva na aula de matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativoCIBEM2017LibroActas.pdf
Size:
349.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: