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Projecto da suspensão do VEECO RT

dc.contributor.advisorSampaio, Rui Pedro Chedas
dc.contributor.advisorFerreira, Fernando José
dc.contributor.advisorLeite, Afonso Manuel da Costa de Sousa
dc.contributor.authorLima, Hélder José Coelho de
dc.date.accessioned2014-03-27T18:26:46Z
dc.date.available2014-03-27T18:26:46Z
dc.date.issued2014-03
dc.descriptionTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
dc.description.abstractCom a necessidade de alternativa aos combustíveis fosseis, os veículos eléctricos tem vindo a ganhar mercado nos dias de hoje. Com isto em mente a empresa VE em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), comprometeram-se a desenvolver um projecto de um Veiculo Eléctrico ECOlógico – o VEECO. Nesta parceria o ISEL cooperou com a VE para desenvolver vários sistemas a aplicar no VEECO, sendo um deles o sistema de suspensão. Este trabalho tem como objectivo apresentar uma solução melhor para a configuração do actual sistema de suspensão existente no VEECO. A configuração que é procurada refere-se apenas à geometria e não à selecção das molas e amortecedores. São demostrados os parâmetros de interesse para este estudo, bem como os valores que normalmente são aplicados por parte dos grandes construtores, os quais serviram de base para obter uma boa geometria de suspensão para o VEECO. Para este estudo foram utilizados os programas SolidWorks e Lotus Suspension Analysis(LSA), sendo que em SolidWorks foram modelados todos os componentes da suspensão. Do modelo são retiradas as coordenadas dos pontos de interesse e estes são colocados no LSA, permitido assim a análise de cada configuração.por
dc.description.abstractAbstract: With the current search for alternatives to fossil fuels, electric vehicles (EV) have been gaining some market share nowadays. With that in mind, VE (a small EV manufacturer) in partnership with ISEL developed an “Ecologic EV” called VEECO. In this partnership, ISEL helped VE to develop some systems that needed to be applied in VEECO, with the suspension being one of them. This study has the objective of presenting a better configuration solution to the actual suspension system in VEECO. The pretended configuration refers only to the suspension geometry, hence the springs and dampers are not included in this study. The important parameters for this study are shown, as well the values that are normally used by car manufacturers. These will be a guidance to obtain good suspension geometry for VEECO. In this study both SolidWorks and Lotus Suspension Analysis (LSA) were used in which the 3D models of the suspension components were made in SolidWorks. Relevant data from the SolidWorks model is retrieved and these are used in LSA, allowing the analysis of each configuration.en
dc.identifier.citationLIMA, Hélder José Coelho de - Projecto da suspensão do VEECO RT. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid201230305
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3412
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.subjectSuspensãopor
dc.subjectSuspensionen
dc.subjectDirecçãopor
dc.subjectSteeringen
dc.subjectDinâmica de veículospor
dc.subjectVehicle dynamicsen
dc.subjectLotus suspension analysisen
dc.titleProjecto da suspensão do VEECO RTpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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