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Desmontando os estereótipos de género na publicidade

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.contributor.authorMedeiros, Carla
dc.date.accessioned2021-01-07T15:06:51Z
dc.date.available2021-01-07T15:06:51Z
dc.date.issued2020-12-09
dc.description.abstractComo todos os processos sociais, a publicidade tem vindo a sofrer mutações, quer ao nível dos seus métodos de trabalho, quer dos procedimentos persuasivos. Sabemos que hoje a influência da publicidade ultrapassou uma das premissas que a sustentou ao longo dos anos: a função de persuadir o consumidor a adquirir o produto publicitado. Constatamos que a publicidade tem efeitos sociais ao nível, por exemplo, da padronização de comportamentos e na formação de atitudes face a ideais em nada relacionados com o ato de compra, isto é, a publicidade possui uma finalidade comunicativa e persuasiva que ultrapassa, por diversas vezes, os fins e os alvos para que foi concebida. Enquanto processo persuasivo a publicidade recorre, nas suas encenações, a personagens, modelos estereotipados, cuja presença visa “sugerir” ao consumidor a sua identificação. Neste processo, acaba por “impor” valores, atitudes e estereótipos, nomeadamente, os relacionados com o género. Neste workshop pretendemos demonstrar a relevância da publicidade e da sua linguagem; a sua dimensão social e cultural, ou seja os efeitos sociais, que inclui uma análise das representações de género na publicidade e dos respetivos estereótipos. Este trabalho incorporará a análise e discussão de casos (campanhas publicitárias). 1. A publicidade como processo persuasivo: a linguagem publicitária; A dimensão social e cultural da publicidade: os efeitos sociais; 2. Análise e discussão de campanhas publicitárias; 3. As representações de género na publicidade: os estereótipos.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, J. & Medeiros, C. (2020, dez 09-11). Desmontando os estereótipos de género na publicidade. Comunicação apresentada, online, nos Seminários formativos para profissionais e estudantes de Comunicação: Género, Comunicação e Media: que desafios?. Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12591
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherComissão para a Cidadania e Igualdade de Géneropt_PT
dc.publisherESCS-IPLpt_PT
dc.publisherCENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.escs.ipl.pt/agenda-e-eventos/genero-comunicacao-e-media-que-desafiospt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectLinguagem publicitáriapt_PT
dc.subjectCampanhas publicitáriaspt_PT
dc.subjectEstereótipospt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.titleDesmontando os estereótipos de género na publicidadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleSeminários formativos para profissionais e estudantes de Comunicação: Género, Comunicação e Media: que desafios?pt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

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resumo - Desmontando os estereótipos de género na publicidade.pdf
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