Repository logo
 
Publication

O endividamento e a rendibilidade do setor empresarial do Estado: análise financeira das empresas públicas do setor dos transportes e REFER, E.P.E.

dc.contributor.advisorBreia, Arménio Fernandes
dc.contributor.authorAlmeida, Susana Cordeiro de
dc.date.accessioned2017-07-04T19:10:07Z
dc.date.available2017-07-04T19:10:07Z
dc.date.issued2017-03
dc.descriptionMestrado em Gestão e Empreendedorismopt_PT
dc.description.abstractO endividamento e a rendibilidade do setor empresarial do estado são um tema que sempre levantou as mais variadas questões e debates, especialmente quando o país esteve sujeito às regras de um programa de assistência financeira da União Europeia e do FMI. Nesse contexto, pareceu-nos pertinente debruçar o nosso estudo sobre o desempenho económico-financeiro das empresas não financeiras do Setor Empresarial do Estado, e dentro desse setor propomo-nos estudar as empresas públicas portuguesas do setor dos transportes. Estudámos também a Rede Ferroviária Nacional, E.P.E. (REFER, E.P.E.), que apesar de não pertencer ao setor dos transportes, tem como único Cliente a empresa CP- Comboios de Portugal, E.P.E. Focaremos o nosso estudo entre 2009 e 2015 por englobar o período da crise, assim como a chegada de ajuda externa e saída da mesma. Iremos recorrer à metodologia estudo de caso para procurarmos entender algumas das razões que levam este setor a apresentar sistematicamente resultados negativos. Analisaremos o comportamento dos vários segmentos de mercado do setor geral de transportes com base na informação disponibilizada pelo Banco de Portugal. Por fim, faremos uma comparação entre o desempenho do setor geral dos transportes português e o dos seus homólogos Italiano, Belga e Espanhol, através dos rácios setoriais europeus disponibilizados por esta entidade. Neste âmbito, procuraremos entender se durante o período em estudo o setor público de transportes apresenta resultados negativos de forma recorrente e qual a sua evolução. Procuraremos apurar qual a evolução do endividamento e da rendibilidade destas empresas, e se cessaram as causas associadas à estrutura de gastos das mesmas. Procuraremos apurar se existem diferenças entre os vários segmentos de mercado e qual o desempenho do setor geral dos transportes comparativamente com os seus homólogos italiano, belga e espanhol e com o setor público de transportes.pt_PT
dc.description.abstractThe indebtedness and profitability of the state business sector is a topic that has always generated the most varied issues and debates, especially at a time when the country was subjected to the rules of a financial assistance programme implemented by the European Union and the IMF. In this context, we considered it pertinent to focus our study on the topic of the economic and financial performance of the non-financial enterprises that are part of the State’s Business Sector. Within this sector, we propose to study Portuguese public companies operating in the transport sector, as well as the national railway network (Rede Ferroviária Nacional, E.P.E. or REFER, E.P.E.), which, despite not belonging to the transport sector, has as its only Client the company CP - Comboios de Portugal, E.P.E.. We will focus our study on the years ranging from 2009 to 2015, as they cover the period of economic crisis, as well as the arrival and exit of external aid. We will use the case study methodology in order to try and understand some of the reasons that have led this sector to systematically present negative results. We will analyse the behaviour of the various market segments of the general transport sector, using the information provided by the Bank of Portugal. Finally, we will compare the performance of the Portuguese general transport sector with the corresponding Italian, Belgian and Spanish sectors, using the European sector ratios provided by this entity.In this context, we will attempt to find out whether the public transport sector has displayed negative results in a recurring fashion, and study its evolution. We will try to ascertain the evolution of these companies’ indebtedness and profitability, and whether the underlying causes of their expenditure framework have ceased to exist. Furthermore, we will attempt to find out if any differences exist between the various market segments, and how the general transport sector performs in relation to the corresponding Italian, Belgian and Spanish sectors and the public transport sector.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7226
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectSetor Empresarial do Estadopt_PT
dc.subjectEmpresa públicapt_PT
dc.subjectEndividamentopt_PT
dc.subjectSetores de gestão de infraestruturas e dos transportespt_PT
dc.subjectAnálise financeirapt_PT
dc.subjectRádios económico-financeirospt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectReestruturação e estrutura de capitalpt_PT
dc.subjectState Corporate Sector
dc.subjectState owned enterprises
dc.subjectIndebtedness
dc.subjectInfrastructure management and transportation sectors
dc.subjectFinancial analysis
dc.subjectEconomic and financial ratios
dc.subjectSustainability
dc.subjectRestructuring and Capital Structure
dc.titleO endividamento e a rendibilidade do setor empresarial do Estado: análise financeira das empresas públicas do setor dos transportes e REFER, E.P.E.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISCALpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Mestrado Susana 15Mar.pdf
Size:
2.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: