Repository logo
 
Publication

Ultrapassar as fronteiras das disciplinas: articulação disciplinar

dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.contributor.authorRelvas, Mário
dc.date.accessioned2023-02-01T10:05:39Z
dc.date.available2023-02-01T10:05:39Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA organização atomizada e fragmentada das disciplinas é, ainda hoje, uma caraterística do nosso sistema de ensino, subsistindo em todos os níveis de ensino, incluindo a situação de monodocência no 1.º ciclo. Esta compartimentação gera dificuldades na continuidade e na transferibilidade das aprendizagens, não facilitando a compreensão das conexões entre as diferentes disciplinas. Por outro lado, é necessário assegurar que uma visão globalizante do currículo não se confunde com um conhecimento elementar e redutor de cada área disciplinar. Esta problematização levou à proliferação de termos que encontramos frequentemente no discurso pedagógico, não tendo o seu uso sido acompanhado de uma clara definição daquilo que os diferencia e dos processos através dos quais podem ser implementados. Com efeito, de que falamos quando usamos expressões como “articulação curricular” e “integração curricular”? Será que temos todos o mesmo entendimento sobre o que significam “interdisciplinaridade” e “multidisciplinaridade”? Neste capítulo procuraremos dar resposta a estas questões, começando por equacionar diferentes perspetivas, definir conceitos e caraterizar processos de planeamento da intervenção.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLeite, T., Relvas, M. (2022). Ultrapassar as fronteiras das disciplinas: articulação disciplinars. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 10-26). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.157pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.157pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-18-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15448
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArticulação curricular horizontalpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.titleUltrapassar as fronteiras das disciplinas: articulação disciplinarpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.startPage10pt_PT
oaire.citation.titlePráticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
person.familyNameLeite
person.familyNameRelvas
person.givenNameTeresa
person.givenNameMário
person.identifier.ciencia-id321B-6FD0-6AC1
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.orcid0000-0003-3852-6238
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublicationed2d3311-3070-45fa-a08a-33aa002eef88
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryed2d3311-3070-45fa-a08a-33aa002eef88

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10_Ultrapassar as fronteirasdas disciplinasE-book_vfinal_jan2vf.pdf
Size:
254.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: