dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.contributor.author | Relvas, Mário | |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T10:05:39Z | |
dc.date.available | 2023-02-01T10:05:39Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A organização atomizada e fragmentada das disciplinas é, ainda hoje, uma caraterística do nosso sistema de ensino, subsistindo em todos os níveis de ensino, incluindo a situação de monodocência no 1.º ciclo. Esta compartimentação gera dificuldades na continuidade e na transferibilidade das aprendizagens, não facilitando a compreensão das conexões entre as diferentes disciplinas. Por outro lado, é necessário assegurar que uma visão globalizante do currículo não se confunde com um conhecimento elementar e redutor de cada área disciplinar. Esta problematização levou à proliferação de termos que encontramos frequentemente no discurso pedagógico, não tendo o seu uso sido acompanhado de uma clara definição daquilo que os diferencia e dos processos através dos quais podem ser implementados. Com efeito, de que falamos quando usamos expressões como “articulação curricular” e “integração curricular”? Será que temos todos o mesmo entendimento sobre o que significam “interdisciplinaridade” e “multidisciplinaridade”? Neste capítulo procuraremos dar resposta a estas questões, começando por equacionar diferentes perspetivas, definir conceitos e caraterizar processos de planeamento da intervenção. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Leite, T., Relvas, M. (2022). Ultrapassar as fronteiras das disciplinas: articulação disciplinars. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 10-26). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.157 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.157 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-18-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15448 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Articulação curricular horizontal | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Integração curricular | pt_PT |
dc.title | Ultrapassar as fronteiras das disciplinas: articulação disciplinar | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 10 | pt_PT |
oaire.citation.title | Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
person.familyName | Leite | |
person.familyName | Relvas | |
person.givenName | Teresa | |
person.givenName | Mário | |
person.identifier.ciencia-id | 321B-6FD0-6AC1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2969-9882 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3852-6238 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55798180500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 | |
relation.isAuthorOfPublication | ed2d3311-3070-45fa-a08a-33aa002eef88 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ed2d3311-3070-45fa-a08a-33aa002eef88 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 10_Ultrapassar as fronteirasdas disciplinasE-book_vfinal_jan2vf.pdf
- Size:
- 254.26 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: