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Story to be told: o papel do baixo eléctrico na composição: arranjos e interpretação no jazz

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O presente projecto tem como objectivo principal aprofundar alguns dos diversos papéis que o baixo eléctrico poderá assumir, não só enquanto instrumento integrante da secção rítmica como também enquanto instrumento harmónico e solista. No fundo trata-­‐se de um instrumento que tradicionalmente ocupa o espaço do contrabaixo num grupo, mas que tem mais semelhanças com a guitarra. Do ponto de vista técnico estas semelhanças são evidentes, principalmente em aspectos técnicos da mão esquerda como as escolhas de digitações ou o posicionamento da mão. Outro factor que aproxima mais o baixo eléctrico à guitarra do que ao contrabaixo é a possibilidade de neste se poder facilmente executar acordes de 3 ou 4 notas. Para desenvolver este conceito achei que o melhor contexto seria escrever música original, elaborada de raiz com esse objectivo. Propus-­‐me também pôr essa música em prática através da escolha dos músicos e marcação dos ensaios, aproveitando todo o input positivo que daí advém. A música resultante de todo este processo foi gravada em estúdio e será editada comercialmente pela editora Tone of a pitch (TOAP). Utilizei como referência o trabalho de vários baixistas como Dominique Di Piazza, Matthew Garrison, Gary Willis, Hadrien Feraud ou Janek Gwizdala que revolucionaram o enquadramento do baixo eléctrico num agrupamento de jazz, principalmente nas duas ultimas décadas. Levei em conta gravações, composições e declarações destes músicos. De importância relevante é também a obra e testemunhos de músicos que tocando outros instrumentos incluíram o baixo eléctrico nas suas formações. O exemplo mais paradigmático, por ter sido dos primeiros, e obviamente pela sua importância para a história do jazz, será porventura Miles Davis. Espero conseguir chegar a conclusões relativamente ao potencial, á eficácia e ás principais características do baixo eléctrico nas várias valências que irei analisar.
ABSTRACT - This project’s main goal is to study some of the several roles the electric bass is able to take, not only as a rhythm section element, but also as a soloist and harmonic instrument. Essentially, it’s an instrument that assumes the role of the double bass in the band, but has more in common with the guitar. The technique is very similar in many ways, especially regarding the left hand. Another aspect that brings electric bass closer to the guitar is the ability to easily play 3 or 4 note chords. To develop this concept I chose to write an original repertoire, made from the start with that purpose. I also committed myself to bring this new music to life, by choosing the musicians and setting the rehearsals, and so benefiting from the great input this brings to the music. The result will be brought to studio, recorded and released as an album. As a reference I used the work of several bass players that changed the role of the electric bass in a band, mainly in the last two decades. Taking in account their recordings, their music writing and also statements they made. The work of other musicians that play other instruments than the bass, and included the electric bass in their bands is also very important. The bigger example, due to being one of the first to do it, and also for his importance in jazz history would be Miles Davis. I hope to achieve some conclusions about the potential, the effectiveness and the main qualities of the electric bass, in the multiple areas I will analyze.

Description

Mestrado em Música

Keywords

Baixo eléctrico Jazz Composição Improviso Electric bass Composition Improvisation

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Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa