Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: O interesse dos alunos pela área do estudo do meio

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente comunicação tem como principal finalidade relatar a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo todo o percurso formativo, desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Neste âmbito foi desenvolvida uma investigação com enfoque sobre o interesse dos alunos do 1.º Ciclo pela área disciplinar de Estudo do Meio, que procurou analisar se a intervenção afetou positivamente o referido interesse. Para tal foi aplicado um questionário antes e após a realização da prática (que teve a duração de seis semanas) a um grupo de vinte alunos, com idades entre os 8 e os 10 anos, que frequentavam no ano letivo 2012/2013 o 3.º ano de escolaridade, numa escola da área de Lisboa. O questionário implementado antes da intervenção permitiu efetuar uma avaliação diagnóstica acerca do interesse por esta área e da predisposição das crianças para investigar autonomamente determinados temas desta área disciplinar. Os resultados, após realização de atividades práticas e experimentais, demonstram que o interesse por determinados temas de Estudo do Meio aumentou. Todavia, o interesse dos alunos por esta área não se alterou significativamente, o que pode dever-se a um pré-conceito interiorizado nas crianças de que se trata de uma área difícil e que envolve aprendizagens com um certo grau de dificuldade.
Abstract: The present communication aims to report a study developed during Supervised Teaching Practice in the 2nd year of the Master of Teaching in 1.º and 2.º Cycles of Basic School, reflecting all the educational challenges, processes and performances of daily experienced professionals. The research study was focused on the interest of the 1st Cycle students for the curriculum area of “Estudo do Meio”; we sought to examine whether the intervention positively affected that interest. For this purpose a questionnaire was applied before and after the teaching practice (which lasted for six weeks) to a group of twenty students, aged between 8 and 10 years, who attended the school year 2012/2013, 3rd grade, in a school in the Lisbon area. The questionnaire was implemented before the intervention and allowed performing a diagnostic evaluation about the interest in the mentioned area and the predisposition of children to independently investigate certain topics of this curriculum area. The results have demonstrated that the interest in certain topics of this area increased when they involved practical activities and experiments. Simultaneously, the students' interest in the area of “Estudo do Meio” has not changed significantly, which may be due to a misconception in children that this is a difficult area and involves a certain degree of difficulty.

Description

Keywords

Estudo do Meio Interesse dos alunos Atividades práticas Atividades experimentais Children´s interests Practical activities Experimental activities

Citation

Ferreira, C. & Almeida, A. (2014). O interesse dos alunos pela área do estudo do meio.. In C. Tomás & C. Gonçalves (Org.). VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 301-316). Lisboa: CIED

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa

Collections