Repository logo
 
Publication

Introdução às técnicas contemporâneas no ensino de Conservatório

dc.contributor.advisorBarros, Olavo
dc.contributor.authorRebelo, Adriana Sofia Viegas
dc.date.accessioned2019-01-09T08:36:47Z
dc.date.available2019-01-09T08:36:47Z
dc.date.issued2018-09
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - Inserido no Concelho de Odivelas, o Conservatório de Música D. Dinis é um dos centros da cultura e do ensino especializado da música da região e arredores. Durante o ano letivo 2017/2018, pude concretizar nesta instituição, onde eu mesma fui estudante, o meu Estágio de Ensino Especializado. Tal como no passado cresci como aluna e flautista, ao longo deste ano pude crescer como professora, observando as aulas de três alunas (de 1º, 5º e 7º graus), com a realização de mais de 60 fichas de observação, e com uma aula dada e previamente planeada a cada uma delas, uma vez por período letivo. Desta maneira, pude confrontar-me com as dificuldades diárias de ser professor, com vários tipos de alunos e instrumentistas e com o dia-a-dia de um conservatório regional. A atividade docente precisa constantemente de ser revista e criticada, atualizada e refletida, porque toda e qualquer prática pedagógica precisa de ser avaliada tendo em vista o futuro dos nossos discentes.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - Esta investigação – Introdução às Técnicas Contemporâneas para Flauta no Ensino de Conservatório – teve como objetivo estudar a introdução ao ensino das técnicas contemporâneas para este instrumento aos jovens flautistas que atualmente frequentam os ciclos básicos e secundários do ensino especializado da música. Este trabalho contou com uma revisão da literatura, de forma a organizar as melhores fontes bibliográficas e de pesquisa para quem se queira introduzir nas técnicas contemporâneas para flauta ou começar a ensinar aos seus alunos. Inclui ainda um índice de técnicas contemporâneas que podem ser lecionadas aos alunos deste nível, onde descrevo algumas estratégias e os benefícios que a prática desse efeito podem trazer ao jovem flautista. Outra vertente desta investigação recolhe experiências a três níveis distintos: uma mais generalizada com recurso a um inquérito, outra com um carácter mais pessoal e intimista através de duas entrevistas realizadas a dois importantes flautistas do panorama nacional, e por fim, a aplicação da minha própria pesquisa nas aulas lecionadas no decorrer do Estágio do Ensino Especializado.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - In Odivelas, the Conservatório de Música D. Dinis is one of the cultural centers specialized in music teaching. During the academic year 2017/2018, I attended my Specialized Teaching Internship, where once I was a student too. In the past, I grew up as a young student and flutist in this institution, this year I had the chance to grow up as a teacher as well. I observed three students (of 1st, 5th and 7th grades), adding up to more than 60 observation sheets and a previously planned lesson per academic period to each of them. This way, I could confront myself with the daily problems of being a teacher, different types of students and instrumentists, and the daily procedings of a regional music school. Teaching needs to be constantly reviewed and criticized, updated and reflected upon, because any pedagogical practice needs to be evaluated with eyes on the future; we as a teachers, do not just teach todays students, but future musicians that can be teachers themselves one day.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - This research – Introduction to Extended Flute Techniques in Musical School Teaching – intends to study the introduction of the teaching of extended flute techniques to the younger flute students that are today studying at specialized music schools. The present work has a consistent literature research to better organize the best search and bibliographic sources to the ones who want to introduce themselves at the extended flute techniques or start teaching them. It includes as well an index of the extended techniques that may be teached to the above refered students and some strategies that could be applied at the classroom as well the benefits that extended techiniques can bring to the young flutists. On another hand, it was collected three kind of experiences: at first, a generalized way with an inquiry, secondly in a more personal and intimist way with two interviews to two important flutists in Portugal and at last, with pratic application in my internship lessons of my own research.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202127109
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9286
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsica contemporâneapt_PT
dc.subjectTécnicas contemporâneaspt_PT
dc.subjectFlautapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectContemporary art musicpt_PT
dc.subjectExtended flute techniquespt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectConservatório de Música D. Dinispt_PT
dc.titleIntrodução às técnicas contemporâneas no ensino de Conservatóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleIntrodução às técnicas contemporâneas no ensino de Conservatóriopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio MEM - 2012784 Adriana Rebelo.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: