Publication
Uma intensa presença do corpo: a dança em Portugal no contexto de uma democracia recente
dc.contributor.author | Fazenda, Maria José | |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T11:40:29Z | |
dc.date.available | 2016-09-12T11:40:29Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description | O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor. | pt_PT |
dc.description.abstract | A proximidade do Encontro Corpo Presente: Novos discursos sobre o corpo nas artes performativas em Portugal com o quadragésimo aniversário da Revolução dos Cravos e a leitura da nova literatura histórica e sociológica sobre o Estado Novo, recentemente publicada, provocou-nos a vontade de revisitar a narrativa histórica sobre a dança independente em Portugal, designadamente a inscrita em textos de Ribeiro (1991 e 1994) e de Fazenda (1997)1. A distância temporal, entretanto criada, também favorece o refrescamento do olhar. Nos finais dos anos 1980 e início dos anos 1990, a dança em Portugal manifesta-se de forma particularmente viva e diversificada, ao nível das orientações estéticas, linguagens e universos temáticos. Ao rever algumas obras criadas nesta época, questionamo-nos porque é que nelas o corpo se torna tão intensamente presente, através dos gestos, da tensão muscular e da contração, dos movimentos assimétricos e das torções. Refiro-me a obras de Paulo Ribeiro, de Clara Andermatt, de Vera Mantero e de Francisco Camacho. Cada um destes coreógrafos tem uma assinatura e um universo próprios e um trabalho que se vai, ao longo do tempo, transformando, quer artística quer tematicamente. Mas há um elemento que une algumas das suas obras daquele período: a intensa presença do corpo. (...) | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fazenda, M. J. (2014). Uma intensa presença do corpo: A dança em Portugal no contexto de uma democracia recente. Sinais de Cena, 22, 84-86. Consultado em setembro 12, 2016, em http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/revistas-e-periodicos/sinais-de-cena.html?limit=20&limitstart=20 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-0715 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/6428 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | APCT (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro) em colaboração com o CET (Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/revistas-e-periodicos/sinais-de-cena.html?limit=20&limitstart=20 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Corpo | pt_PT |
dc.subject | Ribeiro, Paulo | pt_PT |
dc.subject | Andermatt, Clara | pt_PT |
dc.subject | Mantero, Vera | pt_PT |
dc.subject | Camacho, Francisco | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.title | Uma intensa presença do corpo: a dança em Portugal no contexto de uma democracia recente | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 86 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 22 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.title | Sinais de Cena | pt_PT |
person.familyName | Fazenda Martins | |
person.givenName | Maria José | |
person.identifier.ciencia-id | C61E-74B8-62A9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2977-5945 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c148290b-c52c-4577-bd43-cf89d8e975ac | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c148290b-c52c-4577-bd43-cf89d8e975ac |