Publication
Security in hybrid ITS networks
dc.contributor.advisor | Simão, José Manuel de Campos Lages Garcia | |
dc.contributor.advisor | Datia, Nuno Miguel Soares | |
dc.contributor.author | Severino, Ricardo Filipe Quelhas | |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T11:10:53Z | |
dc.date.available | 2024-01-24T11:10:53Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores | pt_PT |
dc.description.abstract | Sistemas de Transportes Inteligentes e Cooperativos (C-ITS) visam melhorar a segurança e a sustentabilidade dos transportes. No entanto, a comunicação dos sistemas Vehicleto-Everything é inerentemente aberta, levando a vulnerabilidades que atacantes podem explorar. Isto é uma ameaça a todos os utilizadores rodoviários, pois falhas de segurança podem levar a violações de privacidade ou a fatalidades. Além disso, elevadas taxas de mortalidade estão correlacionadas com utilizadores de mobilidade suave. Logo, no desenvolvimento de sistemas C-ITS, é crucial considerar, além dos veículos conectados, os utilizadores de mobilidade suave e os veículos sem a devida tecnologia. Este estudo apresenta uma nova abordagem desenvolvida no contexto emergente das redes híbridas, combinando tecnologias ITS-G5 e celulares. Dois protocolos, MFSPV e DLAPP, foram implementados e avaliados para introduzir garantias de segurança (como privacidade e integridade) nas comunicações dentro do ambiente híbrido C-ITS desenvolvido. Assim, este trabalho integra, com segurança, estações ITS conectadas por G5 e utilizadores de mobilidade suave, através de uma aplicação móvel via redes celulares. Para tal, utilizou-se equipamentos reais, incluindo on-board e roadside units. Tempos computacionais, de latência e de ponta-a-ponta (E2E) foram usados para avaliar o desempenho do sistema. O protocolo MFSPV supera o DLAPP em eficiência computacional, mas o DLAPP atinge uma latência de rede ligeiramente menor. No entanto, ambos introduzem apenas um atraso adicional de 11% nas comunicações híbridas E2E. A comunicação híbrida impõe, em média, 28.29ms extra de tempo E2E. A proposta mostra-se promissora, visto que atinge tempos de E2E abaixo dos requisitos de latência impostos na maioria dos casos de utilização do C-ITS. | pt_PT |
dc.description.abstract | Cooperative Intelligent Transport Systems (C-ITS) continue to be developed to enhance transportation safety and sustainability. However, the communication of Vehicle-to-Everything systems is inherently open, leading to vulnerabilities that attackers can exploit.This represents a threat to all road users, as security failures can lead to privacy violations or even fatalities. Moreover, a high fatality rate is correlated with softmobility road users. So, in the development of C-ITS systems, it is crucial to broaden the perspective beyond connected vehicles to soft-mobility users and legacy vehicles. This study presents a novel approach developed in the context of emerging hybrid networks, combining ITS-G5 and cellular technologies. Two protocols, MFSPV and DLAPP, were implemented and evaluated to introduce security guarantees (such as privacy and integrity) in communications within the developed C-ITS hybrid environment. As a result, this work securely integrates G5-connected ITS stations and softmobility users through a smartphone application via cellular networks. Real equipment was utilised for this goal, including on-board and roadside units. Computational, latency and end-to-end times were used to assess the system performance.MFSPV outperforms DLAPP in computational efficiency, but DLAPP achieves a slightly lower network latency. Nevertheless, both only introduce an additional 11% delay in hybrid end-to-end communications. Hybrid communication imposes, on average, an extra 28.29ms of end-to-end time. The proposal shows promise as it reaches end-to-end times below the latency requirements imposed in most C-ITS use cases. | |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Severino, Ricardo Filipe Quelhas- Security in hybrid ITS networks. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203446860 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16977 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | C-ITS | pt_PT |
dc.subject | ITS-G5 | pt_PT |
dc.subject | V2X | pt_PT |
dc.subject | Redes celulares | pt_PT |
dc.subject | Redes híbridas | pt_PT |
dc.subject | Segurança | pt_PT |
dc.subject | Privacidade | pt_PT |
dc.subject | Integridade | pt_PT |
dc.subject | C-ITS | |
dc.subject | ITS-G5 | |
dc.subject | V2X | |
dc.subject | Cellular network | |
dc.subject | Hybrid network | |
dc.subject | Security | |
dc.subject | Privacy | |
dc.title | Security in hybrid ITS networks | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |