Publication
O desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridade
dc.contributor.author | Ramos, Andreia Alexandra Varela | |
dc.contributor.author | Pereira, Susana | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T10:27:51Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T10:27:51Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta de uma análise reflexiva e fundamentada sobre o trabalho realizado, num contexto de 1.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Um dos objetivos do Projeto de Intervenção prendia-se com o desenvolvimento da consciência linguística, pelo que se julgou ser bastante pertinente efetuar uma investigação neste campo. A investigação centrou-se numa atividade que pretendia verificar se, através de tarefas que apelem à reflexão gramatical, emergem conhecimentos gramaticais sem que estes tenham sido explicitados em sala de aula. Por outro lado, procurava averiguar se a partilha de ideias contribui para a apropriação e explicitação progressiva de conteúdos gramaticais. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, os alunos são competentes nestas atividades, tendo sido capazes de agrupar palavras, segundo critérios relacionados com o conhecimento ortográfico e com a consciência fonológica, semântica e sintática. Por sua vez, a partilha de ideias contribuiu para o sucesso dos alunos, uma vez que se ajudaram mutuamente e construíram conhecimento em grupo. Concluindo, a implementação de atividades pela descoberta e o incentivo à reflexão gramatical são aspetos de grande importância desde os primeiros anos de escolaridade, promovendo o desenvolvimento da consciência linguística e explicitando, gradual e significativamente, os conhecimentos implícitos que as crianças já possuem acerca da língua. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ramos, A., Pereira, S. (2017) O desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridade in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (166-178) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8912-00-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12014 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Consciência linguística | pt_PT |
dc.subject | Atividades pela descoberta | pt_PT |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | O desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 178 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 166 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Pereira | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4278-8129 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O desenvolvimento da consciêncialinguística num 1.º ano deescolaridade3oeme_atas.pdf
- Size:
- 169.66 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format