Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridade

dc.contributor.authorRamos, Andreia Alexandra Varela
dc.contributor.authorPereira, Susana
dc.date.accessioned2020-07-07T10:27:51Z
dc.date.available2020-07-07T10:27:51Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente artigo resulta de uma análise reflexiva e fundamentada sobre o trabalho realizado, num contexto de 1.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Um dos objetivos do Projeto de Intervenção prendia-se com o desenvolvimento da consciência linguística, pelo que se julgou ser bastante pertinente efetuar uma investigação neste campo. A investigação centrou-se numa atividade que pretendia verificar se, através de tarefas que apelem à reflexão gramatical, emergem conhecimentos gramaticais sem que estes tenham sido explicitados em sala de aula. Por outro lado, procurava averiguar se a partilha de ideias contribui para a apropriação e explicitação progressiva de conteúdos gramaticais. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, os alunos são competentes nestas atividades, tendo sido capazes de agrupar palavras, segundo critérios relacionados com o conhecimento ortográfico e com a consciência fonológica, semântica e sintática. Por sua vez, a partilha de ideias contribuiu para o sucesso dos alunos, uma vez que se ajudaram mutuamente e construíram conhecimento em grupo. Concluindo, a implementação de atividades pela descoberta e o incentivo à reflexão gramatical são aspetos de grande importância desde os primeiros anos de escolaridade, promovendo o desenvolvimento da consciência linguística e explicitando, gradual e significativamente, os conhecimentos implícitos que as crianças já possuem acerca da língua.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRamos, A., Pereira, S. (2017) O desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridade in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (166-178) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12014
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência linguísticapt_PT
dc.subjectAtividades pela descobertapt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.titleO desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.startPage166pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNamePereira
person.givenNameSusana
person.identifier.orcid0000-0002-4278-8129
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O desenvolvimento da consciêncialinguística num 1.º ano deescolaridade3oeme_atas.pdf
Size:
169.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections