Repository logo
 
Publication

Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual

dc.contributor.authorSalbego, Juliana
dc.contributor.authorCharréu, Leonardo
dc.date.accessioned2022-02-21T13:51:58Z
dc.date.available2022-02-21T13:51:58Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractPara que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT What is art for? How to teach art? Can art be taught? Can we live it? Can we feel it? What is the function of art in societies, and particularly at school? These questions are recurrent in art education discussions. From the positioning of some contemporary thinkers, especially Giorgio Agamben, we propose to think about these and other questions that have permeated the discussions involving the relationship between art and school. In this sense, this proposal aims to put in dialogue some propositions regarding the location and status of contemporary art and think the relationship of these forms of art with School from the transdisciplinary field of visual culture.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSalbego, J.Z; Charréu, L.; (2022). Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual. Invisibilidades Revista Ibero-americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, n.17, 76-84. ISSN: 1647-0508. DOI 10.24981.16470508.17.8pt_PT
dc.identifier.doi10.24981/16470508.17.8pt_PT
dc.identifier.issn1647-0508
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14319
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArte contemporâneapt_PT
dc.subjectVida quotidianapt_PT
dc.subjectCultura visualpt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectContemporary artpt_PT
dc.subjectEveryday lifept_PT
dc.subjectVisual culturept_PT
dc.subjectArt educationpt_PT
dc.titleLimites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visualpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage84pt_PT
oaire.citation.startPage76pt_PT
oaire.citation.titleInvisibilidades Revista Ibero-americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artespt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNameCharréu
person.givenNameLeonardo
person.identifier.ciencia-id2218-F4D8-1B79
person.identifier.orcid0000-0002-6761-6964
person.identifier.ridM-2680-2015
person.identifier.scopus-author-id56350666600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Salbego & Charreu (2022). Lmites e relações possíveis.pdf
Size:
262.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections