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Indicadores da qualidade nos serviços de pediatria como ferramenta de gestão: estudo de caso

dc.contributor.advisorCatumbela, Emanuelpt_PT
dc.contributor.advisorEiras, Margaridapt_PT
dc.contributor.authorSantos, Wandy Almeida dos
dc.date.accessioned2023-05-12T09:30:17Z
dc.date.available2023-05-12T09:30:17Z
dc.date.issued2022-02
dc.descriptionMestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúdept_PT
dc.description.abstractO potencial para melhorar a segurança do doente e a qualidade através da disponibilização da informação, da partilha e orientação sobre as melhores práticas é uma componente crítica da proposta de valor para as informações de saúde. Neste sentido, construir uma cultura da qualidade do atendimento para crianças é um desafio prioritário, sendo que este indicador seja uma atividade de alto nível que só poderá ser conduzida por equipas responsáveis. O objetivo principal desta dissertação é analisar a qualidade dos serviços clínicos de pediatria através dos indicadores da qualidade no Consultório Peandra. O trabalho consiste num estudo descritivo qualitativo onde foram obtidos 32 questionários válidos por parte dos profissionais do Consultório, que incidiram na avaliação do conhecimento dos profissionais relativamente aos indicadores da qualidade dos serviços pediátricos, na sua expectativa e perspetiva face à qualidade do serviço e no seu grau de satisfação profissional. Os resultados demonstraram que o género feminino apresenta diferenças estatisticamente significativas quanto ao grau do conhecimento dos indicadores da qualidade e uma maior satisfação a nível profissional. Existem também diferenças significativas nas diferentes faixas etárias em relação às perspetivas dos profissionais face à qualidade dos serviços em saúde e ao grau de satisfação. A qualidade é um parâmetro prioritário a ser melhorado na Peandra, havendo, também, necessidade de se elaborar uma reestruturação as suas políticas, pois os profissionais não se sentem completamente satisfeitos. Este estudo visa aperfeiçoar o estado do serviço e atentar os profissionais no que se trata da qualidade em saúde e desenvolver intervenções para melhorar as políticas, nomeadamente o recurso aos indicadores da qualidade.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The potential to improve patient safety and quality through the provision of information, sharing, and guidance on best practices is a critical component of the value proposition for health information. In this sense, building a culture of quality care for children is a priority challenge, and this indicator is a high-level activity that can only be conducted by responsible teams. The main objective of this dissertation is to analyze the quality of pediatric clinical services through quality indicators in the Peandra Clinic. The work consists of a qualitative descriptive study where 32 valid questionnaires were obtained from the professionals of the Clinic, which focused on the evaluation of the knowledge of professionals regarding the indicators of quality of pediatric services, their expectations and perspective regarding the quality of the service and their degree of job satisfaction. The results show that the female gender shows statistically significant differences in the degree of knowledge of quality indicators and greater job satisfaction. There are also significant differences in the different age groups regarding the professionals' perspectives on the quality of health services and the degree of satisfaction. Quality is a priority parameter to be improved at Peandra, and there is also a need to restructure its policies because professionals do not feel completely satisfied. This study aims to improve the state of the service and focus the professionals on quality in health care and develop interventions to improve policies, including the use of quality indicators.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSantos WA. Indicadores da qualidade nos serviços de pediatria como ferramenta de gestão: estudo de caso [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve; 2022.pt_PT
dc.identifier.tid203217390
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16011
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão em saúdept_PT
dc.subjectGestão hospitalarpt_PT
dc.subjectIndicador de qualidadept_PT
dc.subjectPediatriapt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectHealth managementpt_PT
dc.subjectHospital managementpt_PT
dc.subjectQuality indicatorpt_PT
dc.subjectPediatricspt_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.titleIndicadores da qualidade nos serviços de pediatria como ferramenta de gestão: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde

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