Repository logo
 
Publication

Igualdade de género e intervenção na comunidade: o teatro como processo de questionamento

dc.contributor.authorGaspar, Susana C.
dc.contributor.authorFalcão, Miguel
dc.date.accessioned2020-07-06T14:19:38Z
dc.date.available2020-07-06T14:19:38Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação, da ESELx, realizamos um projeto com um grupo de seis mulheres, entre os 15 e os 40 anos, moradoras na Tapada das Mercês (Sintra). Aquela intervenção, desenvolvida em colaboração com o Clube de Mulheres, foi objeto de estudo do trabalho académico final Ser Mulher, Aqui: Teatro, Género e Comunidade (Gaspar, 2014). A partir da pergunta “de que forma pode o teatro contribuir para uma valorização pessoal de cada mulher e para uma reflexão sobre um sentido de pertença a uma comunidade?”, definimos três objetivos gerais, relacionados com (1) a criatividade e a aquisição de instrumentos operacionais do teatro como linguagem, (2) o aprofundamento do autoconhecimento a partir de histórias de vida individuais e da comunidade e (3) a promoção de práticas de afirmação das mulheres em contextos de proximidade, através da atividade artística. O teatro, num processo criativo que culminou com apresentações públicas, permitiu estabelecer relações fortes entre as questões de género e a intervenção comunitária. Os resultados obtidos: (i) reforçam que há ainda um caminho significativo a percorrer em Portugal com vista à participação das mulheres em domínios da vida social pública, de que são elucidativos os constrangimentos vividos pelas participantes no projeto, e (ii) levam-nos a crer que o envolvimento na/da/para a comunidade pode constituir-se como estratégia eficaz para a igualdade de género, também em contextos de diversidade cultural.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGaspar, S., Falcão, M., Tomás, C. (2017) Igualdade de género e intervenção na comunidade: o teatro como processo de questionamento in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (97-107) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12008
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectIgualdade de géneropt_PT
dc.titleIgualdade de género e intervenção na comunidade: o teatro como processo de questionamentopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage107pt_PT
oaire.citation.startPage97pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Igualdade de género e intervenção nacomunidade3oeme_atas.pdf
Size:
120 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections