Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
120 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito do Mestrado em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação, da
ESELx, realizamos um projeto com um grupo de seis mulheres, entre os 15 e os 40 anos,
moradoras na Tapada das Mercês (Sintra). Aquela intervenção, desenvolvida em colaboração
com o Clube de Mulheres, foi objeto de estudo do trabalho académico final Ser Mulher, Aqui:
Teatro, Género e Comunidade (Gaspar, 2014).
A partir da pergunta “de que forma pode o teatro contribuir para uma valorização pessoal de
cada mulher e para uma reflexão sobre um sentido de pertença a uma comunidade?”,
definimos três objetivos gerais, relacionados com (1) a criatividade e a aquisição de
instrumentos operacionais do teatro como linguagem, (2) o aprofundamento do
autoconhecimento a partir de histórias de vida individuais e da comunidade e (3) a promoção
de práticas de afirmação das mulheres em contextos de proximidade, através da atividade
artística.
O teatro, num processo criativo que culminou com apresentações públicas, permitiu
estabelecer relações fortes entre as questões de género e a intervenção comunitária. Os
resultados obtidos: (i) reforçam que há ainda um caminho significativo a percorrer em
Portugal com vista à participação das mulheres em domínios da vida social pública, de que são
elucidativos os constrangimentos vividos pelas participantes no projeto, e (ii) levam-nos a crer
que o envolvimento na/da/para a comunidade pode constituir-se como estratégia eficaz para a
igualdade de género, também em contextos de diversidade cultural.
Description
Keywords
Teatro Educação Comunidade Igualdade de género
Citation
Gaspar, S., Falcão, M., Tomás, C. (2017) Igualdade de género e intervenção na comunidade: o teatro como processo de questionamento in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (97-107) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais