Repository logo
 
Publication

Teatro cósmico: o estado em movimento do Teatro

dc.contributor.authorMendes, J. M. Vieira
dc.date.accessioned2024-04-30T09:57:56Z
dc.date.available2024-04-30T09:57:56Z
dc.date.issued2022-07
dc.description.abstractO termo “teatro” tem vindo a perder alguma preponderância, optando muitas artistas e também a academia, por nomes como “artes performativas” ou “artes cénicas” ou “artes vivas” (live art ou art vivant). Esta busca de uma maior abrangência com a alteração de nomenclatura segue uma tendência com raízes antigas, mas que hoje se apresenta mais confiante. Ao teatro do início do sec. XX como lugar da confluência de diferentes disciplinas e artes, responde a possibilidade de hoje encontrarmos nas salas de espetáculo objetos que, não só abraçaram essa pluralidade, como se distanciaram de uma essência que os irmanava. Usando vocabulário e pensamento extraído do campo da arte contemporânea, este ensaio procura descrições mais capazes de abarcar a pluralidade de certos espetáculos de teatro e artes performativas, partindo do princípio de que se, por um lado, as categorias são formas obsoletas e conservadoras para deles falar, também são elas que permitem o seu reconhecimento social.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The word "theatre" has been losing some preponderance, with many artists and also academics electing names like "performing arts", "scenic art", " live art” or “art vivant”. This search for greater inclusiveness by changing nomenclature follows a trend with ancient roots, which is currently showing a new impetus. After a theatre of the early 20th century that saw itself as a place of confluence of different disciplines and arts, we find in today’s theatre spaces objects that not only embrace plurality, but also distance themselves from an essence that used to unify diversity. Using a vocabulary and theory produces in conceptual and contemporary art, this essay goes looking for descriptions that are more capable of embracing the plurality of theatrical performances, on the principle that if, on the one hand, categories are obsolete and are ways of preventing changes, they are also indispensable in a process of social recognition.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citation«Teatro Cósmico: O Estado Em Movimento Do Teatro». 2022. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (1): 144-57. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp144-157.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp144-157
dc.identifier.eissn2795-5788
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17411
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/461pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectEstudos de teatropt_PT
dc.subjectArte contemporâneapt_PT
dc.subjectMediumpt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.subjectTheatre studiespt_PT
dc.subjectContemporary artpt_PT
dc.subjectMediumpt_PT
dc.titleTeatro cósmico: o estado em movimento do Teatropt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage157pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage144pt_PT
oaire.citation.titleRhinocervs : cinema, dança, música, teatropt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameVieira Mendes
person.givenNameJose Maria
person.identifier.orcid0000-0002-1222-8905
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdf2f8039-fd6a-408c-a168-c84e68a6a6f1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydf2f8039-fd6a-408c-a168-c84e68a6a6f1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Jose_Maria_Vieira_Mendes_rev_MC_final.pdf
Size:
461.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: