Repository logo
 
Publication

Entre a formação e a profissão: ambiguidades no perfil de saída da licenciatura em Educação Básica

dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.contributor.authorLoureiro, Cristina
dc.contributor.authorHortas, Maria João
dc.date.accessioned2016-05-30T10:25:42Z
dc.date.available2016-05-30T10:25:42Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente texto enquadra-se no processo de análise e reorientação do curso de licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Lisboa. As finalidades da licenciatura em Educação Básica correspondem às de um curso de “banda larga” que permite a saída para o mercado de trabalho mas não confere, por si mesmo, profissionalização para a docência. Esta característica da licenciatura cria uma ambiguidade em relação à orientação geral da formação, evidenciada nas definições do perfil de saída das diversas instituições formadoras. A clarificação do perfil de saída deste curso torna-se, assim, um fator determinante para a coerência e consistência do currículo no sentido de dotar os licenciados de um conjunto de competências que lhes permita entrar no mercado de trabalho após a conclusão da licenciatura. No entanto, a tradição e experiência na área da formação de professores da maior parte das instituições tem influenciado a orientação deste, dando primazia à preparação para a docência e relegando para segundo plano a entrada imediata no mercado de trabalho. O objetivo geral do presente texto é discutir as estratégias organizacionais, curriculares e pedagógicas que têm sido mobilizadas na revisão e construção de um plano de estudos que prepare para o desempenho de um papel social e profissional, para além de proporcionar o seu desenvolvimento pessoal. Para a sua concretização mobilizamos a informação recolhida nos questionários aplicados aos recém licenciados em Educação Básica, em três anos consecutivos, para: i) identificar as possíveis saídas profissionais do curso, a partir do levantamento da natureza e âmbito da intervenção profissional que desenvolvem; ii) refletir sobre as respostas do currículo definido na preparação para a intervenção profissional que desenvolvem; iii) analisar a influência dos contextos em que os estudantes desenvolvem a sua intervenção educativa nas atividades profissionais que se encontram a exercer pós-licenciatura.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6218
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectTécnicos de ação educativapt_PT
dc.titleEntre a formação e a profissão: ambiguidades no perfil de saída da licenciatura em Educação Básicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage328pt_PT
oaire.citation.startPage316pt_PT
oaire.citation.titleFirst International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Workpt_PT
person.familyNameLeite
person.familyNameLoureiro
person.familyNameBarroso Hortas
person.givenNameTeresa
person.givenNameCristina
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-id0310-7ED6-E75D
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.orcid0000-0001-7343-6444
person.identifier.orcid0000-0002-3159-8362
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0
relation.isAuthorOfPublicationdeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Leite Hortas e Loureiro ( 2015) Entre formação e profissão .pdf
Size:
76.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections