Repository logo
 
Publication

(In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB

dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.date.accessioned2024-07-24T12:19:19Z
dc.date.available2024-07-24T12:19:19Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objetivo mapear o currículo, procurando analisar a estrutura, as (in)coerências e (des)articulações das Aprendizagens Essenciais (AE) das diferentes áreas disciplinares do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, procedeu-se a uma análise comparativa das AE no 1º ciclo do Ensino Básico. Os resultados evidenciam que, apesar de uma harmonização dos documentos, ao nível da estrutura e do design, há diferenças relevantes ao nível da organização e extensão das AE, ao nível da lógica subjacente à elaboração das ações estratégicas de ensino do professor, assim como da articulação entre as aprendizagens essenciais, as ações de ensino e os descritores do perfil do aluno. As diferenças encontradas podem justificar as fragilidades reportadas pelos professores, nos processos de decisão e gestão curricular e parecem ser o reflexo da ausência de entendimentos comuns entre as diversos equipas de autores das AE.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this work is to map the curriculum of the different subject areas of the 1st cycle of Basic Education, seeking to analyze the structure, (in) coherencies and (dis)articulations of Essential Learning (EL). To this end, it conducted a comparative analysis of ELs in the 1st cycle of Basic Education. The results show that, despite a harmonization of the documents, in terms of structure and design, there are relevant differences in terms of the organization and extension of the ELs, in terms of the logic underlying the elaboration of the teacher's strategic teaching actions, as well as the articulation between essential learning, teaching actions and descriptors of the student's profile. The differences identified may explain the weaknesses reported by teachers in decision-making and curriculum management processes and seem to reflect the lack of common understandings between the different teams of EL authors.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationValente, B., & Leite, T. (2024). (In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB. Revista Portuguesa De Pedagogia, 58, e58002.pt_PT
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_58_02pt_PT
dc.identifier.eissn1647-8614
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17588
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectAprendizagens essenciaispt_PT
dc.subjectPerfil do alunopt_PT
dc.subjectGestão curricular.pt_PT
dc.title(In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPagee58002pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapt_PT
oaire.citation.volume58pt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameLeite
person.givenNameBianor
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.scopus-author-id56971104800
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
12984-Texto do Artigo-64819-1-10-20240701.pdf
Size:
168.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections