Repository logo
 
Publication

Como polir uma montanha

dc.contributor.advisorAntunes, David
dc.contributor.advisorBucchieri, Jean Paul
dc.contributor.authorFerreira, Sofia Paula Valadas
dc.date.accessioned2016-03-17T11:48:04Z
dc.date.available2016-03-17T11:48:04Z
dc.date.issued2015-03-18
dc.descriptionTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – Artes Performativas
dc.description.abstractEsta reflexão visa contextualizar o processo criativo da componente prática do Trabalho de Projecto – Objecto conferente do grau de Mestre em Teatro, especialização em Artes Performativas – Interpretação, e que consiste no solo Como polir uma montanha que teve lugar no Lavadouro Público de Carnide com Acolhimento do Teatro do Silêncio em Maio de 2014. O objectivo foi criar um espectáculo com base em acções de limpeza, utilizando os gestos quotidianos como elemento catalisador do processo criativo. Procurei, desta forma, espelhar algumas rotinas do dia-a-dia no campo abstracto das artes performativas, desconstruindo o espaço privado e servindo-me do corpo como ferramenta primordial na comunicação destas acções através do movimento. A premissa para este solo partiu da limpeza enquanto acção passível de gerar transformação no espaço e no tempo, e também no corpo e na mente. Inicialmente pensei que a limpeza era fundamental para a organização destes elementos, contudo o resultado levou-me a compreender que limpeza e organização podem ter pressupostos muito distintos. Fundamentei a minha pesquisa observando acções quotidianas de limpeza em contextos diversificados como a vivência rural, a vivência urbana e ao nível da memória – a minha e a de outros indivíduos – de como processamos determinados comportamentos observados desde a infância. Durante o processo de criação de Como polir uma montanha, surgiram diversas inquietações que me levaram a reflectir também sobre a problemática de ser criadora e intérprete a solo, e de como esta questão é transversal à noção de si mesmo perante o outro. Esta noção leva-me a questionar o limiar que separa, mas também une, o palco e a plateia. Por isso integrei o público na acção cénica, através de elementos que propunham uma observação participativa do espectáculo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This refection as the porpose of contextualize the creative process of the practical componet of Project Work – Lecture subject of the Master degree of Theatre, specialization Performing Arts – Interpretation, and consists on the solo performance Como polir uma montanha that happened at the public laudry washer of Carnide ( Lavadouro público de Carnide) with reception by Teatro do Silêncio in May 2014. The goal was to create a performance based on cleaning actions, using quotidian gestures as a catalyst element for the creative process. Sought, this way, mirror some of the daily rotines in the abstrac field of performing arts, desconstructing the private space and using the body as a fundamental tool in comunicating this actions through out movement. The principle-based aproach to this solo, was cleaning as an action that may generate in space and time transformation but also in the body and mind. Initially I though that cleaning was essencial to organize this elements, but the result led me tounderstand that cleaning and organization may have many different assumptions. I based my research observing quotidian cleaning actions in different environments such as rural experiences, urban experiences and at memory levels – mine and from others – of how we process certain behaviors observed since childhood. During the creation process of Como polir uma montanha, several concerns emerged that led me to also refect about the problematic of being a solo creator and interpreter, and how this question cross the notion of self before the other. This notion takes me to question the threshold that separates, but also unifies, stage and audience. For this reason, I joined the public in the scenic action, through elements that proposed a participative observation of the performance.pt_PT
dc.identifier.tid201039249
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5889
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Tetaro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectLimpezapt_PT
dc.subjectTransformaçãopt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectFronteirapt_PT
dc.subjectAcçãopt_PT
dc.subjectQuotidianopt_PT
dc.subjectCleaningpt_PT
dc.subjectTransformationpt_PT
dc.subjectBodypt_PT
dc.subjectBorderpt_PT
dc.subjectActionpt_PT
dc.subjectQuotidianpt_PT
dc.titleComo polir uma montanhapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleComo polir uma montanhapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sofia Valadas - Como polir uma montanha.pdf
Size:
2.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: