Publication
O restauro cinematográfico digital fidedigno em: a lei da terra, o pintor e a cidade & Ninguém duas vezes
dc.contributor.advisor | Simões, Leonardo | |
dc.contributor.author | Silva, Renato Nogueira da | |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T11:55:48Z | |
dc.date.available | 2023-11-27T11:55:48Z | |
dc.date.issued | 2023-11-24 | |
dc.description | Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - Especialização em Tecnologias de Pós-Produção | pt_PT |
dc.description.abstract | Este trabalho de defesa do estágio de mestrado pretende expor e refletir sobre o panorama e as metodologias utilizadas atualmente no restauro cinematográfico digital, tendo como mote uma análise das noções de autenticidade e fidedignidade em relação à obra de arte cinematográfica original. Como objeto de estudo prático vai ser descrito o método que permitiu o restauro de três obras cinematográficas portuguesas - A Lei da Terra (1977) de Alberto Seixas Santos e Solveig Nordlung, o Pintor e a Cidade (1956) de Manoel de Oliveira e Ninguém Duas Vezes (1984) de Jorge Silva Melo, cujos restauros foram efetuados durante o estágio na Cineric Inc, colaborando profissionalmente para a conservação da história e da cultura cinematográfica nacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This master’s internship defense essay aims to present and reflect on the current panorama and methodologies used in digital film restoration, with a focus on the analysis of the notions of authenticity and reliability to the original vintage cinematic artwork. As the object of the practical study, it will be described the method that was used and allowed the restoration of three Portuguese cinematic art works: “A Lei da Terra" (1977) by Alberto Seixas Santos and Solveig Nordlung, "O Pintor e a Cidade" (1956) by Manoel de Oliveira and "Ninguém Duas Vezes" (1984) by Jorge Silva Melo. Whose restorations were carried out during an internship at Cineric Inc, professionally contributing to the preservation of the national film history and culture. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203401891 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16619 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Filme | pt_PT |
dc.subject | Película | pt_PT |
dc.subject | Analógico | pt_PT |
dc.subject | Digital | pt_PT |
dc.subject | Arquivo | pt_PT |
dc.subject | Restauro | pt_PT |
dc.subject | Restaurador | pt_PT |
dc.subject | Film | pt_PT |
dc.subject | Frame | pt_PT |
dc.subject | Analogic | pt_PT |
dc.subject | Restoration | pt_PT |
dc.subject | Archive | pt_PT |
dc.subject | Film restorer | pt_PT |
dc.title | O restauro cinematográfico digital fidedigno em: a lei da terra, o pintor e a cidade & Ninguém duas vezes | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.title | O restauro cinematográfico digital fidedigno em: A lei da terra, o Pintor e a cidade & Ninguém duas vezes | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- renato_silva_estc_defesa_de_mestrado_estagio.pdf
- Size:
- 15.6 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: