Repository logo
 
Publication

As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º ano

dc.contributor.authorDombrowski, Adriane Elisa
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2019-11-25T11:46:36Z
dc.date.available2019-11-25T11:46:36Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender as práticas de ensino dos professores que visam desenvolver a flexibilidade de cálculo mental no campo da multiplicação. Neste trabalho, consideram-se a planificação de tarefas, sua introdução, exploração pelos alunos e as discussões matemáticas como elementos decisivos para a aprendizagem matemática. O estudo assume uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso e tem como contexto o trabalho colaborativo entre a investigadora (primeira autora) e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico que lecionam numa mesma escola no Brasil. A recolha de dados baseia-se em entrevistas e observação participante das sessões de trabalho com as professoras e das suas aulas, complementada pela respetiva videogravação. A comunicação incide numa aula da professora de 4.º ano, nomeadamente na fase de discussão de uma tarefa envolvendo a multiplicação/divisão. Como resultados, ressalta-se o modo como a professora geriu a discussão coletiva no sentido de estabelecer relações entre os números e entre as operações, mobilizando os conhecimentos prévios dos alunos e sua perceção sobre os números envolvidos nos cálculos.pt_PT
dc.description.abstractResumen El presente estudio tiene como objetivo comprender las prácticas de enseñanza de los profesores que buscan desarrollar la flexibilidad de cálculo mental en el campo de la multiplicación. En este trabajo se consideran la planificación de tareas, su introducción, explotación por los alumnos y las discusiones matemáticas como elementos decisivos para el aprendizaje matemático. El estudio asume una metodología de naturaleza cualitativa en la modalidad de estudio de caso y tiene como contexto el trabajo colaborativo entre la investigadora y tres profesoras del primer ciclo de la enseñanza básica que enseñan en una misma escuela en Brasil. La recogida de datos se basa en entrevistas y observación participante de las sesiones de trabajo con las profesoras y sus clases, complementada por la respectiva videograbación. La comunicación se centra en una clase de la profesora de 4º curso, especialmente en la fase de discusión de una tarea que involucra la multiplicación / división. Como resultados, se resalta el modo en el que la profesora gestionó la discusión colectiva en el sentido de establecer relaciones entre los números y entre las operaciones, movilizando los conocimientos previos de los alumnos y su percepción sobre los números involucrados en los cálculos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The present study aims to understand the teaching practices of teachers that aim to develop the flexibility of mental calculation in the field of multiplication. In this work, the planning of tasks, their introduction, exploration by the students and the mathematical discussions are considered as decisive elements for the mathematics learning. The study assumes a methodology of qualitative nature with a case study design and has as context the collaborative work between the researcher (first author) and three teachers of the 1st cycle of basic education who teach in the same school in Brazil. Data collection is based on interviews and participant observation of the work sessions with the teachers and their lessons, complemented by the respective videotape. The communication focuses on a teacher's class of 4th grade, namely in the discussion phase of a task involving multiplication/division. As a result, we emphasize the way the teacher managed the whole class discussion in order to establish relationships between numbers and operations, mobilizing the students' previous knowledge and their perception about the numbers involved in the calculations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDombrowski, A. E., Rodrigues, M., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2019). As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: Um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º ano. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Coords.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 2018 (pp. 551-558). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). ISBN: 978-84-09-13321-5pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-09-13321-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10737
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación Española de Psicología Conductualpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.congresoeducacion.es/edu_web7/LIBRO%20EDUCACION%202018.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPráticas de ensino de professorespt_PT
dc.subjectSentido de númeropt_PT
dc.subjectMultiplicaçãopt_PT
dc.subjectFlexibilidade de cálculopt_PT
dc.subjectPrácticas de enseñanza de profesorespt_PT
dc.subjectSentido de númeropt_PT
dc.subjectMultiplicaciónpt_PT
dc.subjectFlexibilidad de cálculopt_PT
dc.subjectTeacher teaching practicespt_PT
dc.subjectNumber sensept_PT
dc.subjectMultiplicationpt_PT
dc.subjectFlexibility of calculationpt_PT
dc.titleAs práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º anopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGranadapt_PT
oaire.citation.endPage558pt_PT
oaire.citation.startPage551pt_PT
oaire.citation.titleAvances en Ciencias de la Educación y del Desarrollopt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameSerrazina
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublicationf39c1ab0-4acd-4ff5-bcdb-4217e49271f1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativoLIBRO EDUCACION 2018.pdf
Size:
701.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections