Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Pretendeu-se com esta pesquisa conhecer as práticas com tecnologias de crianças até 6 anos de idade em ambiente familiar. Optei por uma metodologia qualitativa, nomeadamente a Grounded Theory, pois era minha intenção não basear-me em teorias existentes, mas sim criar novas ideias e novas teoria a partir da realidade observada. Para isso, realizei entrevistas semi-estruturadas e observações a 15 famílias portuguesas nas suas habitações. Recorri a uma amostragem teórica, ou seja, procurei realidades onde o fenómeno em estudo existia, por isso as famílias teriam de ter, pelo menos, um filho com menos de 6 anos de idade e preferencialmente um irmão mais velho. Durante a recolha de dados verifiquei que as crianças estão rodeadas de tecnologias e usam-nas, de um modo geral, quando desejam, incluindo as crianças com meio ano de idade. Elas preferem os dispositivos móveis, como o tablet e o smartphone, mas também usam o computador, a televisão e consolas de jogos. O género é decisivo nas atividades escolhidas nos dispositivos, usados geralmente sozinhos e de forma independente, levando as crianças a dominar alguns dos dispositivos melhor do que os pais e os irmão mais velhos pensam.

Description

Keywords

Crianças 0-6 anos Tecnologia Família Grounded theory

Citation

Brito, R., Ramos, A. (2017) Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (130-134) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Collections

CC License