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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretendeu-se com esta pesquisa conhecer as
práticas com tecnologias de crianças até 6 anos de idade
em ambiente familiar. Optei por uma metodologia
qualitativa, nomeadamente a Grounded Theory, pois era
minha intenção não basear-me em teorias existentes, mas
sim criar novas ideias e novas teoria a partir da realidade
observada. Para isso, realizei entrevistas semi-estruturadas
e observações a 15 famílias portuguesas nas suas
habitações. Recorri a uma amostragem teórica, ou seja,
procurei realidades onde o fenómeno em estudo existia,
por isso as famílias teriam de ter, pelo menos, um filho
com menos de 6 anos de idade e preferencialmente um
irmão mais velho. Durante a recolha de dados verifiquei
que as crianças estão rodeadas de tecnologias e usam-nas,
de um modo geral, quando desejam, incluindo as crianças
com meio ano de idade. Elas preferem os dispositivos
móveis, como o tablet e o smartphone, mas também usam
o computador, a televisão e consolas de jogos. O género é
decisivo nas atividades escolhidas nos dispositivos, usados
geralmente sozinhos e de forma independente, levando as
crianças a dominar alguns dos dispositivos melhor do que
os pais e os irmão mais velhos pensam.
Description
Keywords
Crianças 0-6 anos Tecnologia Família Grounded theory
Citation
Brito, R., Ramos, A. (2017) Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (130-134) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais