Repository logo
 
Publication

A Integração curricular da demonstração

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2013-10-04T16:45:54Z
dc.date.available2013-10-04T16:45:54Z
dc.date.issued2012-09
dc.description.abstractNeste artigo, são discutidos os conceitos de demonstração e de esquema demonstrativo, bem como a relevância curricular da demonstração e os contextos favoráveis à sua aprendizagem. Alguns dos resultados do estudo, relativamente ao papel da demonstração no currículo, bem como ao modo como se desenvolveu o processo demonstrativo, são apresentados e discutidos. A metodologia adotada no estudo teve uma natureza interpretativa e os participantes no estudo foram uma turma de 9.º ano e a respetiva professora de Matemática. As conclusões do estudo apontam para o facto de os alunos tenderem a usar exemplos particulares para validar as suas afirmações matemáticas. Apontam ainda para as múltiplas funções da demonstração nas tarefas em que esta surgiu como um meio de descoberta da solução do problema. Sugerem também que a introdução e a negociação da importância da demonstração implicam uma intervenção curricular, na qual a professora detém um papel fundamental.por
dc.description.abstractAbstract: This paper discusses the concepts of proof and proof scheme, and also the importance of proof in mathematics curricula and the favorable contexts to its learning. Some findings, relative to the role of proof as well the way the proving process is carried out, are presented and discussed. The methodology had a qualitative nature and the participants were a class of 9th grade pupils and their mathematics teacher. The study conclusions point to the fact that the students use specific examples to validate their statements. They point also to the multiple functions of proof in the tasks where the proof was the way of discovering the solution to the problem. They suggest also that the introduction and the negotiation of proof relevance imply a curricular intervention in which the teacher plays a fundamental role.por
dc.description.abstractRésumé: Dans cet article, nous discutons les concepts de démonstration et de schéma démonstratif, ainsi que l’importance curriculaire de la démonstration et les contextes favorables à son apprentissage. Nous présentons et discutons aussi quelques résultats relatifs au rôle de la démonstration dans le curriculum et à la façon dont s’est développé le processus démonstratif. La méthodologie adoptée dans l’étude est de nature interprétative et les participants ont été une classe de 9ème année et la respective professeure de Mathématiques. Les conclusions de l’étude indiquent que les élèves sont habitués à utiliser les exemples particuliers pour valider leurs affirmations mathématiques et qu’il existe de multiples fonctions de la démonstration dans les taches où celle-ci a été le moyen de découvrir la solution du problème. Elles suggèrent aussi que l’introduction et la négociation de l’importance de la démonstration impliquent une intervention curriculaire, dans laquelle la professeure a un rôle décisif.por
dc.identifier.citationRodrigues, Margarida (2012). A Integração Curricular da Demonstração. Da Investigação às Práticas, II (II). 53-77.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2705
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIED - Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais - Escola Superior de Educação de Lisboapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/revista_atual/Margarida.pdfpor
dc.subjectDemonstraçãopor
dc.subjectEsquema demonstrativopor
dc.subjectCurrículo de Matemáticapor
dc.subjectProofpor
dc.subjectProof schemepor
dc.subjectMathematics curriculapor
dc.subjectDémonstrationpor
dc.subjectSchéma démonstratifpor
dc.subjectCurriculum de Mathématiquespor
dc.titleA Integração curricular da demonstraçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Integração Curricular da.pdf
Size:
323.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections