Repository logo
 
Publication

O estudo do meio como unidade curricular Integradora

dc.contributor.advisorDias, Alfredopt_PT
dc.contributor.authorSá, Clementina Alexandra Batista de
dc.date.accessioned2015-12-23T16:54:22Z
dc.date.available2015-12-23T16:54:22Z
dc.date.issued2015-12
dc.descriptionRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório é apresentado sob a forma de um trabalho de investigação, refletindo-se sobre a importância da articulação curricular no ensino-aprendizagem dos alunos, tendo como ponto de partida a área curricular de Estudo do Meio. Esta investigação pretende demonstrar que através da área curricular de Estudo do Meio é possível trabalhar, não só as competências específicas desta área curricular, mas também as competências relacionadas com as restantes áreas, nomeadamente, a área da Matemática e do Português. Neste sentido, são apresentadas evidências práticas que comprovam e justificam a problemática aqui equacionada, evidenciando-se a descrição e avaliação de duas atividades relacionadas com o Estudo do Meio, onde são, também, trabalhadas as áreas do Português, Matemática e das Artes Plásticas. O presente estudo foi elaborado no contexto de estágio da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, realizado em maio e junho de 2015. Para a concretização deste relatório foi fundamental a recolha e tratamento de dados. Esta recolha foi realizada através de diversos métodos, também eles aqui apresentados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is presented as an investigation research, and reflects the importance of the curricular articulation on the education-learning of students, starting the Study of Social Environment curriculum. This research intends to demonstrate that with Study of Social Environment curriculum is possible to work, not only the specific competences of this program, but also the competences related to the other first years curriculum, such as Portuguese and Mathematics. It follows that, practical evidences prove and justify the presented problematic. The description and the evaluation of both activities related to Study of Social Environment, where Portuguese, Mathematics and Plastic Arts are also developed. This essay was elaborated on the context of an internship supervised teaching in the field of the first and middle school teacher Master's degree, completed between March and May of 2015. It was fundamental the gathering of elements and data processing, this gathering was achieved using different methods, also listed here.en
dc.identifier.tid201367599pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5417
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArticulação curricularpt_PT
dc.subjectEstudo do meiopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCurricular articulationen
dc.subjectStudy of social environmenten
dc.subjectCompetencesen
dc.titleO estudo do meio como unidade curricular Integradorapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2013133 Clementina de Sá.pdf
Size:
3.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: