Repository logo
 
Publication

Questionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências Naturais

dc.contributor.authorTorres, Joana
dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.contributor.authorVasconcelos, Clara
dc.date.accessioned2020-03-24T12:13:27Z
dc.date.available2020-03-24T12:13:27Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino, fundamentada no Ensino por Investigação, que pretende promover o desenvolvimento de diversas competências, que possibilitem o estímulo do raciocínio científico, a autonomia e o desenvolvimento de capacidades de questionamento e reflexão críticas. Neste contexto, o questionamento surge como uma ferramenta útil na construção de conhecimento e no desenvolvimento destas competências no aluno. Pela relevância que o manual escolar assume nas aulas de Ciências, importa que este contribua positivamente para a competenciação do aluno. Neste pressuposto, foram analisados os manuais mais adotados nos três anos do 3º ciclo do Ensino Básico, de acordo com a função e localização das questões, assim como o nível cognitivo das mesmas. Apesar de a maioria das questões ser de baixo nível cognitivo, verifica-se a existência de questões de nível elevado, potenciadoras de uma aprendizagem mais autónoma e autorreguladora.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Problem Based Learning (PBL) is an Inquiry-Based Learning approach that aims to prompt the development of diverse competences that allow the stimulation of scientific reasoning, autonomy and the development of capacities like questioning and critical reflection. In this context, questioning is a useful tool in students’ knowledge construction and in the development of the mentioned competences. As textbooks are important in science classes, they must contribute relevantly to the learning process. Having this in mind, the textbooks most used in 7th, 8th and 9th grades were analyzed according to the function and location of questions, as well as their cognitive level. These textbooks present a different number of questions. Despite the fact that the majority of questions are of low cognitive level (encyclopedic), there are also a considerable number of questions of high cognitive level, which promote a more autonomous and self-regulated learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTorres, Joana, Almeida, António, & Vasconcelos, Clara. (2015). Questionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências Naturais. Ciência & Educação (Bauru), 21(3), 655-671. https://doi.org/10.1590/1516-731320150030009pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320150030009pt_PT
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11315
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300009pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectQuestionamentopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectManual escolarpt_PT
dc.subjectCiências naturaispt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectQuestioningpt_PT
dc.subjectProblem-based learningpt_PT
dc.subjectTextbookpt_PT
dc.subjectNatural sciencespt_PT
dc.titleQuestionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências Naturaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage671pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage655pt_PT
oaire.citation.titleCiência & Educação (Bauru)pt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.familyNameMaria da Silva de Vasconcelos
person.givenNameAntónio
person.givenNameClara
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.ciencia-id3313-76C3-8F08
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
person.identifier.orcid0000-0002-4524-9788
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
relation.isAuthorOfPublication7dd22ad0-7e7b-4996-884e-f9bc8fd0f8eb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7dd22ad0-7e7b-4996-884e-f9bc8fd0f8eb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1516-7313-ciedu-21-03-0655.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections