Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Sistema de gestão e previsão de filas de espera

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertacao.pdf729.28 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Atualmente em serviços institucionais (Bancos, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, Embaixadas, Segurança Social entre outros), por vezes se verifica uma grande perda de tempo por parte dos clientes devido a longas filas de espera e/ou devido a demora nos atendimentos. Neste projeto, foi desenvolvido um sistema que permite gerir as filas de espera, oferencedo ao utilizador uma previsão de tempo em relação ao tempo de espera. O sistema, para interação com um indivíduo tem uma componente mobile que permite a recolha de senhas, tendo atualizações em tempo real sobre o estado das filas de interesse. Ao retirar uma senha, o objetivo passa por apresentar ao cliente do sistema a informação sobre o tempo de espera previsto. Um mecanismo de notificação é utilizado de forma a alertar o indivíduo quando a vez de ser atendido se aproxima. Desta forma, deixa de ser necessário a deslocação para recolha de senhas, permitindo ao indivíduo realizar outras tarefas fora do local que pretende visitar.
Nowadays, in institutional services (Banks, Portuguese Immigration and Borders Service, Embassies, Social Security and others), there is often a great time loss from customers due to long queues and/or delays when being attended to. With this project, a sistem that allows queue management and waiting time forecast was developed. The system, to interact with an individual, has a mobile component that allows the taking of the service’s tickets, having real time updates about the state of the queues of interest. When taking a ticket, the objective is to show the client of the system the information about the expected waiting time. A notification mechanism is used to notify an individual when his turn to be attended is approaching. With this, there is no longer the need to dislocate to retrieve tickets, allowing an individual to carry out other tasks outside the place he/she wishes to visit.

Description

Projeto Final para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores

Keywords

Serviços Mobile Mecanismo de notificação Senhas Previsão e tempo real Services Notification mechanism Tickets Forecast and real-time

Citation

NEVES, Ronilton Carvalho de Almeida – Sistema de gestão e previsão de filas de espera. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2021. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

CC License