Repository logo
 
Publication

Práticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclo

dc.contributor.authorFuentes, Marisa
dc.contributor.authorNunes, Clarisse
dc.date.accessioned2020-07-02T11:17:59Z
dc.date.available2020-07-02T11:17:59Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractApresenta-se um estudo centrado no conhecimento de práticas desenvolvidas por docentes de ensino regular (ER) e de Educação Especial (EE) para promover a inclusão de alunos com multideficiência (MD) no ensino regular. Especificando, a pesquisa pretendeu identificar estratégias de ensino utilizadas com crianças com MD e perceber se essas estratégias vão ao encontro das necessidades dessas crianças, se promovem a sua inclusão e de que forma. O estudo de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, teve a participação de 3 crianças com MD, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e 3 docentes, 2 de EE e 1 do ER. Os dados foram recolhidos recorrendo à pesquisa documental, a entrevistas semiestruturadas aos docentes e a observações naturalistas das crianças em interação com pares e docentes, numa Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência (UAAM) do 1º ciclo. Os resultados evidenciam que os professores concordam com a inclusão de alunos com MD no ER e que se preocupam em desenvolver atividades que promovam a inclusão social, ainda que frequentemente essas atividades se realizem no contexto da UAAM. Importa ainda referir que os resultados apontam para uma maior preocupação com a inclusão social e não tanto com a inclusão académica. Para promover a inclusão de alunos com MD, os docentes recorrem a estratégias dirigidas à comunidade escolar, a estratégias focadas nos alunos com desenvolvimento típico e a estratégias centradas nos alunos com MD.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFuentes, M., Nunes, C. (2017) Práticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclo in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (7-17) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11984
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMultideficiênciapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.titlePráticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameFuentes
person.familyNameAlexandrino Nunes
person.givenNameMarisa
person.givenNameMaria Clarisse
person.identifier.ciencia-id1714-308F-9C8C
person.identifier.orcid0000-0002-2390-1157
person.identifier.orcid0000-0002-6313-3439
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication65311761-37c9-46df-a7ab-570aa02d4955
relation.isAuthorOfPublicationbb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Práticas de Inclusão e Multideficiência3oeme_atas.pdf
Size:
134.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections