Publication
Práticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclo
dc.contributor.author | Fuentes, Marisa | |
dc.contributor.author | Nunes, Clarisse | |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T11:17:59Z | |
dc.date.available | 2020-07-02T11:17:59Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Apresenta-se um estudo centrado no conhecimento de práticas desenvolvidas por docentes de ensino regular (ER) e de Educação Especial (EE) para promover a inclusão de alunos com multideficiência (MD) no ensino regular. Especificando, a pesquisa pretendeu identificar estratégias de ensino utilizadas com crianças com MD e perceber se essas estratégias vão ao encontro das necessidades dessas crianças, se promovem a sua inclusão e de que forma. O estudo de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, teve a participação de 3 crianças com MD, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e 3 docentes, 2 de EE e 1 do ER. Os dados foram recolhidos recorrendo à pesquisa documental, a entrevistas semiestruturadas aos docentes e a observações naturalistas das crianças em interação com pares e docentes, numa Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência (UAAM) do 1º ciclo. Os resultados evidenciam que os professores concordam com a inclusão de alunos com MD no ER e que se preocupam em desenvolver atividades que promovam a inclusão social, ainda que frequentemente essas atividades se realizem no contexto da UAAM. Importa ainda referir que os resultados apontam para uma maior preocupação com a inclusão social e não tanto com a inclusão académica. Para promover a inclusão de alunos com MD, os docentes recorrem a estratégias dirigidas à comunidade escolar, a estratégias focadas nos alunos com desenvolvimento típico e a estratégias centradas nos alunos com MD. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fuentes, M., Nunes, C. (2017) Práticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclo in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (7-17) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-00-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11984 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Multideficiência | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_PT |
dc.title | Práticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Fuentes | |
person.familyName | Alexandrino Nunes | |
person.givenName | Marisa | |
person.givenName | Maria Clarisse | |
person.identifier.ciencia-id | 1714-308F-9C8C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2390-1157 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6313-3439 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 65311761-37c9-46df-a7ab-570aa02d4955 | |
relation.isAuthorOfPublication | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Práticas de Inclusão e Multideficiência3oeme_atas.pdf
- Size:
- 134.61 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format