Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Mass media, mundialização da informação e erosão da cultura. A importância de Harold Innis para um conceito de comunicação como cultura

Use this identifier to reference this record.

Authors

Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves

Advisor(s)

Abstract(s)

Quando aparentemente existem condições de liberdade e meios técnicos de expansão de qualidades determinantes para a existência de uma sociedade boa, tais como a comunicação e a cultura, são cada vez mais presentes as vozes que questionam o papel dos mass media na formação de um espaço público orientado pelo que Max Weber designou de “racionalidade substantiva” ou ética. O confronto de razões e argumentos está, para muitos, gangrenado por um fluxo de informação que estimula a iconomania, a supremacia do visível sobre o inteligível, a deterioração do pensamento abstracto, a redução das possibilidades abertas pelo mundo moderno aos seus elementos estratégicos. Sem pôr em causa as consequências negativas dos desenvolvimentos actuais da informação, explorar-se-ão formas de pensamento da sociedade moderna que não se conformam nem com a redução da comunicação a uma mera transmissão de informação mercadorizada, nem se limitam a assinalar os efeitos perversos do progresso da razão e da tecnologia.

Description

Keywords

Innis, Harold Adams (1894-1952) Comunicação Cultura Media

Pedagogical Context

Citation

Subtil, F. (2005, novembro, 17-19). Mass media, mundialização da informação e erosão da cultura. A importância de Harold Innis para um conceito de comunicação como cultura. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de Filosofia: Pessoa e Sociedade: Perspectivas para o Século XXI, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Braga, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos Filosóficos da Faculdade de Filosofia de Braga - UCP
Revista Portuguesa de Filosofia