Repository logo
 
Publication

Danças com corpos sonoros: a composição nas relações coreomusicais do séc. XXI

dc.contributor.advisorCaires, Carlos
dc.contributor.authorTavares, Francisco Gonçalves
dc.date.accessioned2018-12-19T11:55:55Z
dc.date.available2018-12-19T11:55:55Z
dc.date.issued2017-11
dc.descriptionMestrado em Música – Área de Composiçãopt_PT
dc.description.abstractCom este trabalho pretendi contribuir para a área da coreomusicologia – o estudo das relações entre dança e música - numa vertente de investigação-acção. Relatando e reflectindo sobre vários projectos colaborativos e outras experiências na área da música e dança, que constituíram um total de quatro anos de investigação, procurei novas estratégias e ferrmentas que ajudem a criar pontos de partida sólidos para compositores que pretendam entrar em colaborações criativas com a dança. A base da investigação foi o desenvolvimento de acções práticas como: a programação de sistemas de interacção humano-computador (HCI) para controlo gestual de som; duas colaborações realizadas com duas coreógrafas diferentes, para co-criação de peças coreomusicais; quatro anos de aulas de dança contemporânea, para um maior entendimento experiencial do campo. O cruzamento destas com conhecimento das áreas da cognição corporizada, metáfora conceptual, e experiências de flow, mostraram a necessidade de uma nova sistematização e organização de noções ambíguas na coreomusicologia – como a diferenciação entre o estudo do “relacionamento” entre criadores no processo colaborativo, e dos modos de “relação” entre música e dança que podemos encontrar em performance. A partir deste novo olhar proponho algumas ferramentas e quadros teóricos para a análise, criação e investigação coreomusical. Nomeadamente, sugiro uma tipologia das abordagens aos “relacionamentos” co-criativos; uma categorização em cinco modos possíveis para as “relações” coreomusicais em performance; algumas “suposições” básicas, que estruturam uma percepção mais ou menos inconsciente de criações de dança e música, por um público contemporâneo. Por fim, proponho as noções de “ensaio” e “jogo” como bases para construir um novo lugar para a composição nos relacionamentos coreomusicais, e apresento um esboço do meu primeiro esforço nesse sentido: um sistema de HCI para a tradução de aspectos do movimento de um bailarino em subtis alterações num “ambiente” musical electrónico.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The following work is my contribution for the field of choreomusicology – the study of the relationships between music and dance – upon a practice-based research methodology. By relating and refelcting on several colaborative projects, as well as other experiences in the coreomusical field, during four years of research, I intended to find new strategies and tools that could help composers who want to develop creative collaborations with dance. The research was based on actual actions such as: programming human-computer interaction systems, for getural control of sound; two collaborations with two differnete choreographers, towards the co-creation of horeomusical pieces; four years of contemporary dance classes, in order to achieve na experiential understanding of the field. By crossing these with knowledge from the fields of embodied cognition, conceptual metaphor, and flow experiences, I have come to understand the need for new ways to systematize and organize some ambiguous notion in choreomusicology – such as the differentiation between the study of “relationships” among creators in colaborative processes, and the modes of “relation” between dance and music during a performance. With this new perspective I propose some new tools and frameworks for choreomusical analisys, creation and research. Namely, I suggest a typology for diferente approaches to co-creative “relationships”; a categorization along five possible modes of choreomusical “relations” in performance; some basic “assumptions”, which structure a more or less unconscious perception of dance-music creations, by a contemporary audience. Finally, I propose the notions of “rehearsal” and “game” as the core of a new place for musical composition within a choreomusical “relationship”. Also, I presente a sketch of my first effort towards this direction: an HCI system for translating aspects of dance movement into subtle changes in a musical “environment”.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202108449
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9189
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCoreomusicologiapt_PT
dc.subjectBolaborações criativaspt_PT
dc.subjectCognição corporizadapt_PT
dc.subjectComposição musicalpt_PT
dc.subjectInteracção humano-computador (HCI)pt_PT
dc.subjectGestopt_PT
dc.subjectExperiências de flowpt_PT
dc.subjectMetáfora conceptualpt_PT
dc.subjectChoreomusicologypt_PT
dc.subjectCreative collaborationspt_PT
dc.subjectEmbodied cognitionpt_PT
dc.subjectMusic compositionpt_PT
dc.subjectHuman-Computer Interaction (HCI)pt_PT
dc.subjectGesturept_PT
dc.subjectFlow experiencespt_PT
dc.subjectConceptual metaphorpt_PT
dc.titleDanças com corpos sonoros: a composição nas relações coreomusicais do séc. XXIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleDanças com corpos sonoros: a composição nas relações coreomusicais do séc. XXIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Francisco Tavares.pdf
Size:
10.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: