Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A prática de ensaio no ensino da música de câmara

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - MARISA SILVA.pdf3.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - A primeira secção do presente Relatório pretende descrever a experiência da mestranda durante o seu Estágio do Ensino Especializado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). O estágio decorreu durante o ano letivo 2016/2017 nas instalações da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (EMCN), uma das mais importantes escolas de ensino da música em Portugal, sob a orientação da Professora Cooperante Ana Valente. Relativamente à estrutura, esta primeira parte do relatório encontra-se dividida em cinco capítulos. O primeiro deles contém uma caracterização da escola onde foi realizado o estágio (EMCN), descrevendo-se de seguida, no segundo capítulo, os três alunos selecionados para a observação das respetivas aulas. No terceiro capítulo são abordadas as práticas educativas desenvolvidas pela Professora Cooperante nas aulas assistidas, e pela estagiária nas aulas lecionadas. No quarto capítulo é realizada uma análise crítica à atividade docente. Por último, o capítulo quinto apresenta uma conclusão e reflexão acerca da elaboração desta Secção I.
Resumo II - Sendo a música de câmara uma área de estudo que sempre me suscitou interesse no decurso do meu percurso musical, selecionou-se esta temática como ponto de partida da presente investigação. Partindo da observação dos conteúdos apreendidos nas aulas de música de câmara, procurou-se compreender a complexidade inerente à prática de ensaio, desde o modo como aqueles conteúdos são aperfeiçoados durante o ensaio em grupo até à interação entre os seus elementos, procurando clarificar as relações entre indivíduos, sejam elas de cariz emocional ou musical. A reflexão resultante pretende contribuir para um melhor entendimento da problemática do ensaio no contexto do ensino da música de câmara, procurando retirar ilações sobre possíveis aspectos a aperfeiçoar nesse âmbito. A investigação teve lugar na ESML e na EMCN (escola cooperante com a ESML), instituições nas quais existe um ensino regular da música de câmara decorrente do seu plano curricular. No que à estrutura diz respeito, a Secção II está organizada em cinco capítulos. O primeiro é relativo à descrição do projeto de investigação, seguindo-se o da revisão da literatura. No terceiro capítulo expõe-se a metodologia utilizada na condução da investigação, focando as suas diferentes características. O quarto capítulo trata da apresentação e análise dos dados recolhidos. Por fim, é realizada uma conclusão acerca da Secção II - Investigação.
Abstract I - The first section of the present Report describes the experience of the Master’s Degree student during her Internship in Specialized Education, accomplished as part of the Master’s Degree of Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). The internship took place during the year 2016/2017 in Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (EMCN), one of the most respected schools of music education in Portugal, under the guidance of Professor Ana Valente. Regarding the structure, the first part of this document is subdivided into five chapters. The first chapter contains a description of the school where the internship took place (EMCN), followed by a portrayal of the three students selected for observation of the respective lessons. The third chapter deals with the educative practices employed by Professor Ana Valente during the observed lessons, and by the trainee in the assigned lessons. In chapter four, a critical analysis on the teaching methods that were implemented during the internship is conducted. At last, chapter five presents a conclusion and reflection concerning the elaboration of Section I.
Abstract II - Since chamber music was an area of study that continuously captured my interest during my musical education, this subject was selected as a starting point of this research. From the observation of the contents learned in the chamber music lessons, it was intended to understand the complexity inherent to the moment of group rehearsal, from the way in which these contents are perfected during the group rehearsal, to the interaction between its elements, trying to clarify the relations between individuals, being they emotional or musical. The resulting reflection intends to contribute to a better understanding of the rehearsal’s problematic in the context of the chamber music teaching, searching for conclusions about possible aspects that still need to be improved in that field. The research took place in ESML and in EMCN (partnering school with ESML), institutions where there is a consistent teaching of chamber music as part of their curricular plans. In structural terms, Section II is organized into five chapters. The first is related to the description of the research project, followed by a review of the literature. The third chapter presents the methodology used in conducting the research, focusing on its distinctive characteristics. Chapter four presents and analyzes the data collected. Finally, a conclusion is made about Section II - Investigation.

Description

Mestrado em Ensino de Música, relatório de estágio

Keywords

Música de câmara Ensino da música Sensibilidade auditiva Chamber music Music teaching

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License