Publication
Qual a distinção entre Participar, Colaborar e Cooperar? Estudo acerca da representação de educadores/as de infância relativamente à participação, colaboração e cooperação da criança em atividades conjuntas
dc.contributor.author | Fuertes, Marina | |
dc.contributor.author | Equipa Tandem | |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T10:18:16Z | |
dc.date.available | 2022-06-28T10:18:16Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Em construção conjunta como a atividade Tandem, a criança aprende a participar (e.g., fazer propostas, planificar), a colaborar (e.g., ajudar o outro) e a cooperar (e.g., a fazer em conjunto, negociar). A atividade Tandem permite que, com tempo e materiais predefinidos, os participantes (adulto e criança) construam algo à sua escolha. Nesta pesquisa, convidámos 10 educadoras (> 5 anos de experiência profissional) a participarem na atividade Tandem com duas crianças da sua sala (uma menina e um menino) e a relatarem-nos a experiência em grupos focais. O objetivo último desta pesquisa é compreender os conceitos de participação, colaboração e cooperação dos participantes e a sua perspetiva quanto ao papel do adulto e da criança em tarefas colaborativas. Os resultados indicam que a atividade desperta o interesse, motivação e satisfação da criança. A diversidade e quantidade de materiais conjuntamente com a natureza individualizada da tarefa parecem ser mais-valias, porém, para ter efeitos positivos e duradouros na educação da criança, a tarefa deverá realizar-se com regularidade e guiada por objetivos pedagógicos. As educadoras refletem sobre a experiência centradas no seu papel educativo e no papel de aprendiz da criança. Raramente discutem conceitos como envolvimento mútuo, participação conjunta e parceria. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fuertes, M., & Tandem, E. (2021). Qual a distinção entre Participar, Colaborar e Cooperar? Estudo acerca da representação de educadores/as de infância relativamente à participação, colaboração e cooperação da criança em atividades conjuntas. Sensos-E, 8(2), 3–16. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.4085 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14754 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4085 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Criança-educador/a | pt_PT |
dc.subject | Atividade Tandem | pt_PT |
dc.title | Qual a distinção entre Participar, Colaborar e Cooperar? Estudo acerca da representação de educadores/as de infância relativamente à participação, colaboração e cooperação da criança em atividades conjuntas | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 16 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 3 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 8 | pt_PT |
person.familyName | Fuertes | |
person.givenName | Marina | |
person.identifier | 526876 | |
person.identifier.ciencia-id | 2416-A724-93B2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7061-5092 | |
person.identifier.rid | M-6480-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16301662000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Vol.+VIII(2)_Art.+1.pdf
- Size:
- 289.56 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format