Repository logo
 
Publication

Qual a distinção entre Participar, Colaborar e Cooperar? Estudo acerca da representação de educadores/as de infância relativamente à participação, colaboração e cooperação da criança em atividades conjuntas

dc.contributor.authorFuertes, Marina
dc.contributor.authorEquipa Tandem
dc.date.accessioned2022-06-28T10:18:16Z
dc.date.available2022-06-28T10:18:16Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEm construção conjunta como a atividade Tandem, a criança aprende a participar (e.g., fazer propostas, planificar), a colaborar (e.g., ajudar o outro) e a cooperar (e.g., a fazer em conjunto, negociar). A atividade Tandem permite que, com tempo e materiais predefinidos, os participantes (adulto e criança) construam algo à sua escolha. Nesta pesquisa, convidámos 10 educadoras (> 5 anos de experiência profissional) a participarem na atividade Tandem com duas crianças da sua sala (uma menina e um menino) e a relatarem-nos a experiência em grupos focais. O objetivo último desta pesquisa é compreender os conceitos de participação, colaboração e cooperação dos participantes e a sua perspetiva quanto ao papel do adulto e da criança em tarefas colaborativas. Os resultados indicam que a atividade desperta o interesse, motivação e satisfação da criança. A diversidade e quantidade de materiais conjuntamente com a natureza individualizada da tarefa parecem ser mais-valias, porém, para ter efeitos positivos e duradouros na educação da criança, a tarefa deverá realizar-se com regularidade e guiada por objetivos pedagógicos. As educadoras refletem sobre a experiência centradas no seu papel educativo e no papel de aprendiz da criança. Raramente discutem conceitos como envolvimento mútuo, participação conjunta e parceria.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFuertes, M., & Tandem, E. (2021). Qual a distinção entre Participar, Colaborar e Cooperar? Estudo acerca da representação de educadores/as de infância relativamente à participação, colaboração e cooperação da criança em atividades conjuntas. Sensos-E, 8(2), 3–16. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i2.4085pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14754
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4085pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectCriança-educador/apt_PT
dc.subjectAtividade Tandempt_PT
dc.titleQual a distinção entre Participar, Colaborar e Cooperar? Estudo acerca da representação de educadores/as de infância relativamente à participação, colaboração e cooperação da criança em atividades conjuntaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameFuertes
person.givenNameMarina
person.identifier526876
person.identifier.ciencia-id2416-A724-93B2
person.identifier.orcid0000-0001-7061-5092
person.identifier.ridM-6480-2013
person.identifier.scopus-author-id16301662000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Vol.+VIII(2)_Art.+1.pdf
Size:
289.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections