Repository logo
 
Publication

Formação inicial de professores para os “primeiros anos”: políticas, referenciais e modos de regulação. um “olhar” a partir das escolas superiores de educação

dc.contributor.authorPires, Carlos
dc.date.accessioned2022-08-09T10:36:56Z
dc.date.available2022-08-09T10:36:56Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste texto de caráter reflexivo procura-se analisar a formação inicial de professores para os “primeiros anos” com base num “olhar” construído a partir de um ponto de observação privilegiado, uma escola pública de formação de professores, a Escola Superior de Educação, e informado num “olhar” analítico e interpretativo assente nos referenciais teóricos da “análise das políticas públicas” e da “regulação em educação”. A trajetória da reflexão é balizada pela reconfiguração da formação inicial de professores para os “primeiros anos” em articulação com a reconfiguração institucional das organizações educativas em que essa formação tem lugar. Toma-se como “coordenadas” analíticas a criação das escolas superiores de educação no contexto de um sistema binário de ensino superior, a sua especificidade e a da formação que proporcionam, ambas sujeitas à intensificação de dispositivos de controlo e de modos de regulação, também eles decorrentes da representação dessa mesma especificidade e dos referenciais cognitivos e normativos a que os atores institucionais se reportam.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This reflexive text seeks to analyze the initial education programs for teachers due to "early years" work, based on a view built from a privileged point of observation, a public school for teacher education, the "Escola Superior de Educação", and informed an analytical and interpretative sight based on the theoretical guidelines for “public policy analysis” and “regulation in education”. The trajectory of reflection is marked by the reconfiguration of initial teacher education for the “early years” in conjunction with the institutional reconfiguration of educational organizations where such training takes place. We take the analytical “directions” from the creation of higher education schools in the context of a binary higher education system, their specificity and the education they provide, both subject to the intensification of control devices and modes of regulation which are, themselves, results of the representation of this same specificity and cognitive and normative references to which the institutional actors referpt_PT
dc.description.abstractRESUMEN Este texto reflexivo busca analizar la formación inicial de docentes para los "primeros años" a partir de una "mirada" construida desde un punto de observación privilegiado, una escuela pública para la formación de docentes, la Escuela Superior de Educación e informada en una "mirada" analítica e interpretativa basada en los marcos teóricos del "análisis de las políticas públicas" y la "regulación en educación". La trayectoria de la reflexión está marcada por la reconfiguración de la formación inicial del profesorado para los "primeros años" junto con la reconfiguración institucional de las organizaciones educativas donde se lleva a cabo dicha capacitación. Las "coordenadas" analíticas son la creación de escuelas de educación superior en el contexto de un sistema binario de educación superior, su especificidad y la capacitación que brindan, ambas sujetas a la intensificación de dispositivos de control y modos de regulación, que derivan de la representación de esta misma especificidad y de las referencias cognitivas y normativas a las que se refieren los actores institucionales.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2020.v2i1n3.61-88pt_PT
dc.identifier.issn2675-181X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14914
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionhttp://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/578pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEscola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectTeacher educationpt_PT
dc.subjectHigher School of Educationpt_PT
dc.subjectFormación del profesoradopt_PT
dc.subjectEscuela Superior de Educaciónpt_PT
dc.titleFormação inicial de professores para os “primeiros anos”: políticas, referenciais e modos de regulação. um “olhar” a partir das escolas superiores de educaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage88pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamePires
person.givenNameCarlos
person.identifierR-6432-2016
person.identifier.ciencia-id5010-AE4F-21A3
person.identifier.orcid0000-0002-8098-5932
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
578-Texto do artigo-2653-1-10-20200906.pdf
Size:
520.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections