Repository logo
 
Publication

Determinantes que influenciam a decisão do consumidor aquando da escolha de um restaurante: o caso das Hamburguerias Gourmet

dc.contributor.advisorMachado, Ana Teresapt_PT
dc.contributor.authorLemos, Catarina Albuquerque
dc.date.accessioned2019-02-20T11:11:01Z
dc.date.available2019-02-20T11:11:01Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractO setor alimentar, mais concretamente o setor da restauração é um setor em constante mudança. Ao mesmo tempo, apresenta uma concorrência extrema e bastante significativa. Assim sendo, o aparecimento de novos conceitos ou de modernizações de conceitos antigos é algo recorrente e muito comum. Neste estudo abordamos um destes conceitos, fast-food gourmet, mais especificamente, hamburguerias gourmets, que têm vindo a ganhar cada vez mais força e importância na mente do consumidor. Nesta investigação, analisaram-se alguns aspetos do comportamento do consumidor no que diz respeito aos fatores de sucesso que influenciem a decisão de compra do consumidor aquando a escolha de um restaurante de hamburgueria gourmet. Em termos de método optou-se pelo estudo quantitativo, sendo o instrumento de recolha de dados um questionário que foi publicado via online a uma amostra de conveniência. Os fatores mencionados nesta investigação apresentam valores de importância para o consumidor, sendo que alguns apresentam um grau de importância e relevância um pouco superior a outros. Então, estando de acordo com o que foi identificado na literatura existente, estes fatores são relevantes e importantes para o consumidor e para a longevidade e sucesso dos restaurantes com qualquer conceito.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The food sector, in particular the catering sector, is a constantly changing sector. At the same time, it presents extreme and quite significant competition. Thus, the appearance of new concepts or modernizations of old concepts is something recurrent and very common. In this study we address one of these concepts, gourmet fast food, more specifically, gourmet hamburger restaurants, which have been gaining more and more strength and importance in the mind of the consumer. In this investigation, we analyzed some aspects of consumer behavior with regard to success factors that influence consumer buying decision when choosing a gourmet hamburger restaurant. This study is a quantitative study, the data collection instrument being a questionnaire that was published via online to a convenience sample. The results indicated that the factors mentioned in this research present values of importance for the consumer, some of which have a degree of importance and relevance that are slightly higher than others. Being in tune with what has been identified in the existing literature, these factors are relevant and important to the consumer and to the longevity and success of restaurants with any concept.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLemos, C.A. (2018). Determinantes que influenciam a decisão do consumidor aquando da escolha de um restaurante: o caso das Hamburguerias Gourmet. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202127656pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9538
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectDecisão de comprapt_PT
dc.subjectInfluenciadores de comprapt_PT
dc.subjectSatisfação dos consumidorespt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectFidelização de clientespt_PT
dc.subjectPreçospt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectFast food gourmeten
dc.subjectHamburguerias gourmetpt_PT
dc.subjectWord-of-Mouthen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectBuying decisionen
dc.subjectBuying influencersen
dc.subjectConsumer satisfactionen
dc.subjectTrusten
dc.subjectCustomer loyaltyen
dc.subjectPricingen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectQualityen
dc.titleDeterminantes que influenciam a decisão do consumidor aquando da escolha de um restaurante: o caso das Hamburguerias Gourmetpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleDeterminantes que influenciam a decisão do consumidor aquando da escolha de um restaurante: o caso das Hamburguerias Gourmetpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Catarina Lemos Dissertacao De Mestrado Final2.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: