Publication
O projeto GLOCAL – AGIR: conhecer o território para o valorizar
dc.contributor.author | Almeida, António | |
dc.contributor.author | Valente, Bianor | |
dc.contributor.author | Silva, Maria João | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.contributor.author | Manteigas, Vítor | |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T16:04:24Z | |
dc.date.available | 2019-03-25T16:04:24Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O projeto “GLOCAL – AGIR” tem como principais objetivos: promover a visitação de áreas naturais; desenvolver atividades e ações no território que valorizem a biodiversidade e a geodiversidade; e promover a compreensão dos serviços dos ecossistemas naturais para os urbanos. Destina-se a estudantes do ensino superior, futuros professores, e a alunos do ensino básico. O projeto vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 nos eixos “Descarbonizar a Sociedade” e “Valorizar o Território”. O primeiro eixo relaciona-se com as alterações climáticas que só podem ser combatidas com o ativismo de todos; o segundo decorre da necessidade de compreensão das interações entre sistemas naturais e urbanos, contrariando o declínio do contacto direto com a natureza na nossa sociedade. Ora, uma das linhas de intervenção do projeto centra-se na necessidade de estabelecer uma conexão entre o Campus do Instituto Politécnico de Lisboa e o Parque Florestal de Monsanto (PFM), pensada através da plantação de espécies autóctones no campus segundo planeamento dos estudantes e na promoção de atividades de aprendizagem no PFM. Antes da intervenção, foi administrado um questionário para auscultar os estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) acerca das espécies a privilegiar no campus e saber o seu conhecimento acerca do PFM. Responderam 80 estudantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 25 anos, sendo 89% do sexo feminino. As árvores mais selecionadas foram o sobreiro (37,5%), o pinheiro manso (35%) e o castanheiro (31,3%). Todavia, espécies exóticas como a palmeira-das-canárias (20%), o eucalipto (20%) e a árvore do incenso (16%) foram também selecionadas. As razões das escolhas foram essencialmente estéticas e instrumentais (boa sombra, cheirar bem, dar frutos). O serem autóctones surgiu com frequência inferior à das outras razões apresentadas. Em relação ao conhecimento do PFM, mais de 80% dos estudantes afirmaram não saber o seu estatuto de proteção, desconhecer as razões da sua criação e os aspetos naturais que o mesmo encerra. Também 30% dos inquiridos nunca o visitaram e 35% fizeram-no de uma a três vezes. Os resultados obtidos reforçam a pertinência do projeto delineado, e justificam a necessidade de melhorar o conhecimento dos estudantes nos aspetos referidos, e que se espera com implicações na sua prática futura enquanto docentes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Almeida A, Valente B, Silva MJ, Rodrigues M, Manteigas V. O projeto GLOCAL – AGIR: conhecer o território para o valorizar. In: Pinhal J, Cavaco C, Cardona MJ, Costa FA, Marques J, Faria AR, editors. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 Anos de AFIRSE em Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 1-3 de fevereiro de 2019. p. 92-102. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9777 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://afirse.ie.ul.pt/atas-online/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.subject | Descarbonizar a Sociedade | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento do território | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Região de Lisboa | pt_PT |
dc.title | O projeto GLOCAL – AGIR: conhecer o território para o valorizar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 102 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 92 | pt_PT |
person.familyName | Almeida | |
person.familyName | Valente | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Manteigas | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Bianor | |
person.givenName | Maria João | |
person.givenName | Margarida | |
person.givenName | Vítor | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | DB12-806E-BF8E | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-0105-CD3A | |
person.identifier.ciencia-id | 5D1E-8C69-29D5 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.ciencia-id | 291D-1CDE-FDDB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3594-1324 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6541-8000 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1017-8315 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8870-1765 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56971104800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35146650100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 | |
relation.isAuthorOfPublication | a26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0bcda13c-ba69-429f-9337-956ab30cdff6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- O projeto GLOCAL – AGIR_conhecer o território para o valorizar.pdf
- Size:
- 10.06 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: