Publication
Utilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismo
dc.contributor.author | Ladeira, Susana | |
dc.contributor.author | Nunes, Clarisse | |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T09:06:37Z | |
dc.date.available | 2020-07-06T09:06:37Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O artigo analisa o papel das Tecnologias de Apoio (TA) no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) que frequentam Unidades de Ensino Estruturado (UEE). Especificando, procura-se perceber que TA existem numa UEE e de que forma são utilizadas para promover a aprendizagem e a inclusão destas crianças. O estudo realizado numa UEE teve a participação de três crianças, duas professoras de educação especial e duas terapeutas da fala. Para a recolha de dados recorreu-se à pesquisa documental, a observações (de natureza não participante, focando-nos na observação de atividades em que eram utilizadas TA com os alunos com PEA), a questionários e a entrevistas (às professores de educação especial e às Terapeutas da Fala das crianças com PEA). Recorremos ainda a notas de campo e a conversas informais. Os dados recolhidos nas observações e nas entrevistas foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a existência de maior investimento na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação e do software Comunicar com Símbolos, no contexto da UEE. No contexto da terapia da fala, o software GRID, o programa PECS e o Tablet são as TA mais utilizadas. No contexto de sala de aula não são utilizadas TA. Concluímos que a utilização de TA na educação de crianças com PEA difere consoante a criança, o contexto (TF, UEE e sala de aula) e a formação do profissional. Importa ajudar os docentes a perceber como podem promover mais oportunidades de inclusão e de aprendizagem para estas crianças, recorrendo à utilização de TA. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ladeira, S., Nunes, C. (2017) Utilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismo in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (41-54) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8912-00-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12003 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de apoio | pt_PT |
dc.subject | Perturbações do espectro do autismo | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Utilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 54 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 41 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Alexandrino Nunes | |
person.givenName | Maria Clarisse | |
person.identifier.ciencia-id | 1714-308F-9C8C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6313-3439 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Utilização pedagógica de tecnologiasde apoio por crianças comperturbação do espectro do autismo3oeme_atas.pdf
- Size:
- 235.01 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format