Repository logo
 
Publication

Utilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismo

dc.contributor.authorLadeira, Susana
dc.contributor.authorNunes, Clarisse
dc.date.accessioned2020-07-06T09:06:37Z
dc.date.available2020-07-06T09:06:37Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO artigo analisa o papel das Tecnologias de Apoio (TA) no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) que frequentam Unidades de Ensino Estruturado (UEE). Especificando, procura-se perceber que TA existem numa UEE e de que forma são utilizadas para promover a aprendizagem e a inclusão destas crianças. O estudo realizado numa UEE teve a participação de três crianças, duas professoras de educação especial e duas terapeutas da fala. Para a recolha de dados recorreu-se à pesquisa documental, a observações (de natureza não participante, focando-nos na observação de atividades em que eram utilizadas TA com os alunos com PEA), a questionários e a entrevistas (às professores de educação especial e às Terapeutas da Fala das crianças com PEA). Recorremos ainda a notas de campo e a conversas informais. Os dados recolhidos nas observações e nas entrevistas foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a existência de maior investimento na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação e do software Comunicar com Símbolos, no contexto da UEE. No contexto da terapia da fala, o software GRID, o programa PECS e o Tablet são as TA mais utilizadas. No contexto de sala de aula não são utilizadas TA. Concluímos que a utilização de TA na educação de crianças com PEA difere consoante a criança, o contexto (TF, UEE e sala de aula) e a formação do profissional. Importa ajudar os docentes a perceber como podem promover mais oportunidades de inclusão e de aprendizagem para estas crianças, recorrendo à utilização de TA.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLadeira, S., Nunes, C. (2017) Utilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismo in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (41-54) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12003
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias de apoiopt_PT
dc.subjectPerturbações do espectro do autismopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titleUtilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage54pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameAlexandrino Nunes
person.givenNameMaria Clarisse
person.identifier.ciencia-id1714-308F-9C8C
person.identifier.orcid0000-0002-6313-3439
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Utilização pedagógica de tecnologiasde apoio por crianças comperturbação do espectro do autismo3oeme_atas.pdf
Size:
235.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections