Repository logo
 
Publication

Liderança e comunicação: as forças estratégicas para combater o cinismo organizacional

dc.contributor.authorCosta, M.I.
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.date.accessioned2022-05-03T09:13:35Z
dc.date.available2022-05-03T09:13:35Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO novo paradigma organizacional caracteriza-se pela intensificação do trabalho e da sua complexidade, o que tem contribuído para o aumento da expressão de atitudes negativas pelos colaboradores, ou seja, em frustração, falta de esperança e desconfiança em relação às práticas da organização e liderança (Thomas e Gupta, 2018) – o cinismo organizacional. A liderança e a comunicação surgem como duas forças estratégicas para combater este fenómeno organizacional danoso, uma vez que certos estilos de liderança e competências de comunicação são capazes de aumentar a eficácia de um líder, assim como a sua probabilidade para obter os melhores resultados organizacionais, incluindo níveis elevados de satisfação, compromisso e desempenho laborais (de Vries, Bakker-Pieper e Oostenveld, 2010; Rego, 2016). Sendo uma das suas áreas de atuação estratégica, compete às relações públicas apoiar os líderes a adaptar os seus estilos, por meio do planeamento estratégico da sua comunicação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, M.I., & Miranda, S. (2022). Liderança e comunicação. As forças estratégicas para combater o cinismo organizacional. In Cagica, C. et al., (Coord). Temas emergentes em ciências empresariais (vol.2, pp. 21-30). Sílabo.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-561-228-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14612
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSílabopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectComunicação do liderpt_PT
dc.subjectCinismo organizacionalpt_PT
dc.titleLiderança e comunicação: as forças estratégicas para combater o cinismo organizacionalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleTemas emergentes em ciências empresariais (vol. 2)pt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
capa - temas emergentes em ciencias empresariais.jpg
Size:
165.88 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)