dc.contributor.author | Pina, Helena Figueiredo | |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T09:27:46Z | |
dc.date.available | 2023-05-31T09:27:46Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | Este ensaio reflete sobre os fatores que presidem à distinção da Fotografia Publicitária face às categorias da Fotografia Artística e da Fotografia Jornalística. As diferentes formas de utilizar a fotografia podem traduzir-se em várias categorias cujas fronteiras são muitas vezes ténues e extremamente difíceis de situar. No entanto, a existência destas categorias é comummente aceite e reconhecida, dando origem a uma classificação hierarquizada que acarreta uma diferença de estatutos. A Fotografia Publicitária serve um fim muito particular: o de promover comercialmente os bens, serviços ou instituições dos quais depende a economia de consumo em que as sociedades actuais se baseiam. Embora as imagens da Publicidade sejam um tema corrente na investigação da comunicação das últimas décadas, a Fotografia Publicitária, em si mesma, não parece ter sido palco de discussão ou reflexão muito alargadas. Os anos de exercício em diversas funções da Publicidade, a par da prática de investigação académica, permitiram uma análise realista do “lugar” ocupado por esta categoria a partir de uma interrogação acerca das diferenças de estatuto subjacentes às diversas categorias em análise. Ainda que não seja expressamente assumido, e portanto podendo ser considerado um julgamento de “senso comum”, a verdade é que as diferenças de estatuto impregnam os discursos. Assim, sendo considerada por muitos como uma atividade marginal, que não pertence ao domínio das artes e não possui os atributos de «informação pura», a Fotografia Publicitária possui uma conotação marcadamente mercantil que a coloca numa espécie de categoria à parte, mas que numa situação de pós-modernidade importa ser analisada. Eis porque, e apesar de não ser tarefa fácil construir uma análise adequada, me proponho interrogar ao longo deste trabalho acerca dos eventuais pontos de contacto entre a Fotografia Publicitária, a Fotografia Artística e a Fotografia Jornalística, para então determinar possíveis fatores que presidem à sua distinção. Igualmente, como forma de “testar” as conclusões, apresenta-se um conjunto de exercícios que visam provar a tese defendida. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pina, H. F. (2008). A luz do desejo: A fotografia publicitária. In M. L. Martins & M. Pinto (orgs.) Livro de Atas do 5º Congresso da SOPCOM: Comunicação e Cidadania (2812-2830), Universidade do Minho/SOPCOM. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-95500-1-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16186 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.publisher | SOPCOM | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/article/view/299/283 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Fotografia publicitária | pt_PT |
dc.subject | Fotografia artística | pt_PT |
dc.subject | Fotografia jornalística | pt_PT |
dc.title | A luz do desejo: a fotografia publicitária | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga, Universidade do Minho | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 2830 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 2812 | pt_PT |
oaire.citation.title | 5º Congresso SOPCOM: Comunicação e Cidadania (Livro de atas) | pt_PT |
person.familyName | Figueiredo Pina | |
person.givenName | Helena | |
person.identifier.ciencia-id | E61B-0C90-EFCA | |
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rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c | |
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