Repository logo
 
Publication

O lugar das crianças de 0 a 3 anos nas políticas educacionais no Brasil e em Portugal

dc.contributor.authorCoutinho, Ângela Scalabrin
dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.date.accessioned2018-05-17T09:07:15Z
dc.date.available2018-05-17T09:07:15Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractTendo como quadro teórico-metodológico de referência a sociologia da infância e a concepção de criança enquanto ator social, sujeito de direitos, o artigo tem por objetivo apresentar uma análise das políticas educacionais voltadas para as crianças de 0 a 3 anos no Brasil e em Portugal, com a perspectiva de identificar o lugar que ocupam nas agendas de discussão no campo da educação nesses países, sobretudo a partir dos anos 80 até à atualidade. A análise centrar-se-á em documentos oficiais – legislação e recomendações – que deliberam sobre o direito à educação e que orientam as práticas educacionais com as crianças menores de três de anos, e que possibilitam identificar os principais vetores dessas políticas, indicando suas potencialidades e limites.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Having as theoretical – methodological frame of reference the sociology of childhood and the conception of child as a social actor, subject of rights, the article aims to present an analysis of educational policies aimed at children aged from 0 to 3 years old in Brazil and Portugal, with the perspective of identifying the place they occupy in the discussion agendas in the field of education in these countries, especially from the 80’s until now. The analysis will focus on official documents – legislation and recommendations – which deliberate on the right to education and guide educational practices with children under the age of 3 years old and which make it possible to identify the main vectors of these policies, indicating their potentialities and limits.en
dc.description.abstractRESUMEN En el marco teórico-metodológico de referencia de la sociología de la infancia y la concepción del niño y niña como actor social, sujeto de derechos, este artículo tiene como objetivo presentar un análisis de las políticas educativas dirigidas a niños y niñas de 0-3 años en Brasil y en Portugal, con la perspectiva de identificar el lugar que ocupan en las agendas de discusión en el campo de la educación en esos países, sobre todo a partir de los años 80 hasta la actualidad. El análisis se centrará en documentos oficiales - legislación y recomendaciones - que deliberan sobre el derecho a la educación y que orientan las prácticas educativas con los niños y niñas menores de tres años, y que posibilitan identificar los principales vectores de esas políticas, indicando sus potencialidades y límites.esp
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCoutinho, A. & Tomás, C. (2018). O lugar das crianças de 0 a 3 anos nas políticas educacionais no Brasil e em Portugal. Laplage em Revista (Sorocaba), 4(2), 2018, 123-132.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24115/S2446-6220201842478p.123-132pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8511
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUFSCAR-Campus Sorocaba/SPpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/478/722pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectPolíticas educacionaispt_PT
dc.subjectCrianças de 0 a 3 anospt_PT
dc.subjectSociologia da infânciapt_PT
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectChildren from 0 to 3 years olden
dc.subjectSociology of childhooden
dc.subjectEducación infantilesp
dc.subjectPolíticas educacionalesesp
dc.subjectNiños y niñas menores que 3 añosesp
dc.subjectSociología de la infanciaesp
dc.titleO lugar das crianças de 0 a 3 anos nas políticas educacionais no Brasil e em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeThe place of children from 0 to 3 years in educational policies in Brazil and Portugalen
dc.title.alternativeEl lugar de los niños y niñas de 0 a 3 años en las políticas educativas en Brasil y Portugalesp
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage132pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage123pt_PT
oaire.citation.titleLaplage em Revista (Sorocaba)pt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameTomás
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O lugar das crianças de 0 a 3 anos nas políticas educacionais no Brasil e em Portugal.pdf
Size:
291.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections