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dc.contributor.advisorAntunes, David
dc.contributor.authorMaria, Soraia de Sousa e Stattmiller
dc.date.accessioned2016-03-17T12:33:52Z
dc.date.available2016-03-17T12:33:52Z
dc.date.issued2012-09-28
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Encenação.pt_PT
dc.description.abstractNesta tese, desenvolve-se uma proposta de encenação a partir da ideia de que, no contexto artístico actual, o “Eu” tem sido tomado como tema e matéria de espectáculos. Considerando o argumento do “eu” como possibilidade cénica, desenvolvo uma encenação / performance escrita que é a própria tese. Exploro-me como conteúdo desta tese, que decorre seguindo os pressupostos de uma encenação. No primeiro capítulo, defendo que só posso encontrar-me e conhecer-me na solidão de ficar comigo, numa viagem por mim própria, sem sair do meu quarto. Este propósito artístico é desenvolvido no segundo capítulo, no qual utilizo o Facebook como plataforma cénica para encenações de mim, utilizando o “eu” como matéria artística. No capítulo final, estabeleço um paralelo entre este exercício performático / encenação e o que se tem vindo a realizar no contexto artístico das artes cénicas, sugerindo que se observa uma deslocação dos efeitos da catarse para os próprios autores, que se aplicam a fazer espectáculos sobre si próprios.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This thesis develops a proposal for directing, based on the idea that, in the present artistic context, the "I" has been considered as privileged theme and subject matter by performers in different performances. Considering the argument of the "I" as a scenic possibility, it is developed a directing project / performance that constitutes the thesis itself. I explore myself as content of this thesis, following the assumptions of directing project. In the first chapter, I argue that I can only find myself, knowing me better, in the solitude of my room, travelling through me. This artistic purpose is developed in the second chapter, in which I use Facebook as a platform for scenic performances, using the "I" as artistic matter. In the final chapter, I establish a parallel between this performatic exercise and what has been accomplished in the artistic context of scenic arts, suggesting that, in the case of this type of performances, there is a displacement of the effects of catharsis for the artists themselves.pt_PT
dc.identifier.tid201042240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5893
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEncenaçãopt_PT
dc.subjectViagempt_PT
dc.subjectAuto-conhecimentopt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectCatarsept_PT
dc.subjectDirectingpt_PT
dc.subjectJourneypt_PT
dc.subjectSelf-knowledgept_PT
dc.subjectCatharsispt_PT
dc.titleAi de mim!pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleAi de mim!pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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