Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
191.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A visualização espacial implica a aquisição de diferentes capacidades que facilitam a
aprendizagem da Matemática, em especial da Geometria.
Atendendo a essa importância, a presente investigação teve como objetivos: (i) identificar os
níveis de desenvolvimento das capacidades de visualização espacial de alunos do 6.º ano; (ii)
implementar tarefas que promovam o desenvolvimento dessas capacidades; (iii) analisar os
efeitos das propostas no desenvolvimento das capacidades de visualização espacial dos alunos.
Para a realização deste estudo recorreu-se a uma experiência de ensino, que teve como
participantes 34 alunos do 6.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e
os 14 anos. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se a pré-testes, a trabalhos
realizados pelos alunos durante a experiência de ensino, notas de campo e a pós-testes. A
experiência de ensino foi concretizada através da resolução e discussão de situações
problemáticas, tarefas exploratórias e questões-aula, tendo sido os dados analisados através de
escalas definidas.
Os resultados obtidos no pré-teste revelaram que os alunos apresentavam as capacidades de
visualização espacial pouco desenvolvidas, sobretudo a nível da constância percetual e
discriminação visual. Após a experiência de ensino, os pós-testes revelaram uma progressão
destas capacidades, ainda que pequena. A maior progressão foi a nível das capacidades perceção
figura-fundo, coordenação visual-motora e memória visual.
Description
Keywords
Visualização espacial Experiência de ensino Capacidades Geometria
Citation
Loução, M., Caseiro, A. (2019) O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6.º ano in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (135-147) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa