Repository logo
 
Publication

A motivação da aprendizagem de um instrumento musical em alunos do ensino básico articulado sob a perspectiva da teoria da auto-determinação no Conservatório Regional de Setúbal: relatório de estágio

dc.contributor.advisorMuñoz, Pedro Saglimbeni
dc.contributor.authorSantandreu, Cátia Góis
dc.date.accessioned2015-05-04T09:39:59Z
dc.date.available2015-05-04T09:39:59Z
dc.date.issued2014-06
dc.description.abstractO presente relatório, no âmbito da obtenção do grau de Mestre no Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, descreve o estágio efectuado no Conservatório Regional de Setúbal e analisa a prática pedagógica do professor através de três alunos de violino e viola d´arco de níveis diferentes: Iniciação (violino); 4º grau, Ensino Básico (viola d´arco) e 7º grau, Ensino Secundário (viola d´arco). São descritas e analisadas as práticas pedagógicas desenvolvidas com base na filosofia do Método Suzuki e na Teoria da Auto-­determinação de Edward L. Deci e Richard M. Ryan. O objectivo fundamental do processo de ensino-­ aprendizagem é a criação de condições para que os alunos se motivem autonomamente e atinjam níveis altos de motivação intrínseca (Teoria da Auto-­determinação), e que se tornem bons instrumentistas e melhores seres humanos (Método Suzuki).por
dc.description.abstractABSTRACT - For the Degree of Master in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa, this report describes research collected at the Conservatório Regional de Setúbal (music conservatoire) and analyses the teacher’s teaching practice with three violin and viola students of different levels: Elementary (violin); Grade 4 (viola); and Grade 7 (viola). Both the teaching practices based on the Suzuki Method as well as Edward L. Deci and Richard M. Ryan’s Theory of self-determination are put forth and analysed. The underlying aim of the self‐learning process is the creationof conditions in which students are motivated autonomously and achieve high levels of intrinsic motivation (Theory of self-determination), while becoming good instrumentalists and better human beings (Suzuki Method).por
dc.identifier.tid201458225
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4488
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEscola Superior de Música de Lisboapor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectAprendizagem musicalpor
dc.subjectEnsino articuladopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectTeoria da auto-­determinaçãopor
dc.subjectStudentpor
dc.subjectIntegrated specialised teachingpor
dc.subjectMusic learningpor
dc.subjectTeacherpor
dc.subjectTeacher self-­determination theorypor
dc.titleA motivação da aprendizagem de um instrumento musical em alunos do ensino básico articulado sob a perspectiva da teoria da auto-determinação no Conservatório Regional de Setúbal: relatório de estágiopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleA motivação da aprendizagem de um instrumento musical em alunos do ensino básico articulado sob a perspectiva da teoria da auto-determinação no Conservatório Regional de Setúbal: relatório de estágiopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio CSantandreu VF 21-07-14.pdf
Size:
955.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: