Repository logo
 
Publication

Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar

dc.contributor.authorFerreira, Andreia
dc.contributor.authorBarroso, Isabel
dc.contributor.authorBranco, Miguel
dc.contributor.authorFernandes, Isabel
dc.contributor.authorLadeiras, Ana
dc.contributor.authorOsório, Tiago
dc.contributor.authorPinto, Filipe
dc.contributor.authorRelvas, Mário
dc.contributor.authorVeloso, Catarina
dc.contributor.authorBrandes, Holger
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorFuertes, Marina
dc.date.accessioned2017-01-11T10:01:31Z
dc.date.available2017-01-11T10:01:31Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras foram observados independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto com as crianças com os materiais e ferramentas disponibilizadas à escolha de ambos. Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Early childhood education has been ensured mostly by women, and this profession is traditionally associated with the feminine gender. Recently, the number of men in this profession has increased in Europe. However, the role of the male educator is understudied. In order to contribute to this body of knowledge, we studied the differences and similarities of the interactive behavior of male and female educators with children with 3 years old without developmental problems. In this study, female and male educators were observed independently in the same experimental situation as partners with the child in a playful activity of construction. Later, we analyzed the interactive and communicative quality of Educators. For that purpose, 10 male educators and 11 female educators built a product of their choice, with the child, with the materials and tools available in about 20 minutes. This study aims were to: i) describe and compare products made by male and female dyads, as well as the choice of materials; ii) compare the interactive behavior of male and female educators regarding empathy, ability to challenge the child, dialogical interaction, communication contends and cooperativity with child; and iii) the quality of communication. Our findings indicate differences in the way male and female educators communicate but fewer differences in the interactive quality. The professional experience, employment status and parenthood seemed to affect their behavior.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, A., Barroso, I., Branco, M., Fernandes, I., Ladeiras, A., Osório, T., Pinto, F., Relvas, M., Veloso, C., Brandes, H., Sousa, O., Fuertes, M., (2016) Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar, Da Investigação às Práticas, 6(2), 79-100pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v6i2.102pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6697
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/pdf_25pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectEducadorespt_PT
dc.subjectQualidade interativapt_PT
dc.subjectComunicação verbalpt_PT
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducators‟ genderen
dc.subjectInteractive qualityen
dc.subjectVerbal communicationen
dc.titleEstudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage100pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage79pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticaspt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameRelvas
person.familyNameSousa
person.familyNameFuertes
person.givenNameMário
person.givenNameOtília
person.givenNameMarina
person.identifier526876
person.identifier.ciencia-id321B-6FD0-6AC1
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.ciencia-id2416-A724-93B2
person.identifier.orcid0000-0003-3852-6238
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
person.identifier.orcid0000-0001-7061-5092
person.identifier.ridM-6480-2013
person.identifier.scopus-author-id16301662000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationed2d3311-3070-45fa-a08a-33aa002eef88
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublicationfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
102-351-1-PB-1.pdf
Size:
388.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections